Pesquisar neste blogue

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bletchley Park on-line

Caso se concretize abre "um mundo" ao mundo dos pesquisadores. Bletchley Park foi o cérebro e o coração da espionagem dos aliados na II Guerra Mundial. Para se ter uma ideia mantinham-se naquelas instalações, por exemplo, ficheiros individuais de milhares de oficiais alemães. Através das informações recolhidas através das comunicações era possível conhecer as deslocações que esses oficiais faziam e, em consequência perceber, para onde estavam a ser deslocadas as divisões e companhias que serviam...

Milhares de especialistas cruzavam este tipo informações diariamente. Eram também seguidas as movimentações de submarinos e muitos outros factos.

Bletchley Park é uma autêntica mina para quem investiga este período... ficamos à espera de que se confirme a colocação do material on-line.



A notícia é do semanário "Sol":

Bletchley Park
Mais arquivos da II Guerra Mundial vão ser colocados online

Os arquivos de Bletchley Park, o centro britânico onde eram descodificadas as mensagens alemãs durante a II Guerra Mundial, vão começar a ser digitalizados. O objectivo da iniciativa é colocar on-line os documentos, para os tornar mais acessíveis

O projecto de digitalização dos arquivos vai ser feito por voluntários com a ajuda da HP, que disponibilizou os equipamentos para a tarefa.

De acordo com a BBC, esta iniciativa pretende ajudar a instituição a divulgar a sua história durante a II Guerra Mundial, quando cerca de 10 mil pessoas se dedicaram a descodificar as mensagens das tropas nazis, que utilizavam um sistema de encriptação altamente sofisticado para a época.

Muitos historiadores do conflito defendem que Bletchley Park, que durante muito tempo era um centro secreto, teve um grande papel na derrota das tropas de Hitler.

A primeira fase do projecto vai ter uma duração prevista de três anos e envolve, entre outros aspectos, a digitalização integral de todos os documentos existentes no centro.

Citado pela estação britânica o presidente executivo de Bletchley Park, Simon Greenish, revela que esta tarefa será enorme, pois a dimensão do arquivo é tão grande que ninguém sabe o que contém cada documento.

No final do projecto os responsáveis pelo centro esperam colocar toda a informação na Internet, para consulta.


O link para o site do SOL é: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=175097

1 comentário: