Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

“A batalha de Aljezur” no Estoril

O livro e a exposição sobre a "Batalha de Aljezur", que envolveu a aviação alemã e britânica durante a II Guerra Mundial, vão ser apresentados este sábado no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril.

O livro de José Augusto Rodrigues será apresentado às 15.30, altura em que também se inaugura a exposição que conta com fotografias, documentos e peças de um aparelho alemão abatido durante o combate.

Tanto o livro como a exposição recordam um episódio ocorrido em 9 de Julho de 1943, quando uma esquadrilha de bombardeiros “Condor” da Luftwaffe encontrou alguns caças-bombardeiros britânicos da RAF.

José Augusto Rodrigues, autor do livro "A Batalha de Aljeezur" e pormenor da exposição que será apresentada no Estoril este sábado.
 

Do recontro resultou o abate de um dos Condor’s que se despenhou numa arriba matando os sete tripulantes que se encontram sepultados no cemitério de Aljezur.

O livro “A Batalha de Aljezur” refere não só os acontecimentos, como também o que se seguiu. Os funerais, as questões diplomáticas e a condecoração de algumas das pessoas que tentaram ajudarem quando se registou o incidente. As páginas revelam, no entanto, mais informações.

É possível perceber o enquadramento desta batalha no quadro mais geral, a forma como na costa portuguesa se movimentavam redes de espiões com o objectivo de controlar a navegação entre outros aspectos.

Com muitos pormenores é também possível seguir a história do faroleiro de Sagres que comunicava informações navais à embaixada alemã.

Muitas razões para dar uma vista de olhos…

Eu estarei por lá.

Boas leituras…

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário