Quando me perguntam porque me interessei pela aviação da II Guerra Mundial, costumo dizer que li demasiadas histórias do "MAJOR ALVEGA"...
Como eu, muitos outros também se perdiam - durante minutos ou horas - naqueles pequenos livros d' "O FALCÃO" que, se não me engano, saiam todas as semanas.
O "MAJOR ALVEGA" era uma das principais personagens e hérois. Na altura não sabia - e muitos outros também não - que o homem se chamava na realidade "BATTLER BRITTON", mas como a legislação portuguesa dos anos 60 proibia a publicação de histórias aos quadradinhos com heróis estrangeiros, o rapaz foi rebaptizado, na fronteira.
Na sua caderneta de voo passou a constar o nome de Jaime Eduardo de Cook e Alveja, tendo-lhe sido também dada uma costela Lusitana...
Pois reconhecendo a importância do "MAJOR ALVEGA" - que apaixonou muitos pela aviação - o Museu do ar pretende recolher o máximo de livros para organizar uma exposição - temporária ou permanente - com os livrinhos deste personagem.
O Museu do ar apela assim a quem tiver estes livrinhos e que esteja disposto a cede-los - de forma permanente ou apenas por empréstimo - que entre em contacto com o Tenente-Coronel Gonçalves, que tem andando a cultivar esta ideia há bastantes semanas.
Fica o contacto:
Museu do Ar,
A/c TCOR Gonçalves
Granja do Marquês,
2715-021 Pêro Pinheiro
Toca a revirar as arcas e o caixotes com antigas leituras. Já consegui descobrir dois dos meus livrinhos - os números 1139 e 1070 (não muito bem tratados, mas enfim) - num velho caixote e estou a preparar-me para os enviar.
Ainda não seguiram porque quero rele-los mais uma vez...
Carlos Guerreiro
Boa tarde. Já espalhei "por tudo quanto é sítio", a começar no meu blog.
ResponderEliminar=)
Obrigado. Espero que o Museu consiga avançar com este projecto...
ResponderEliminar