Não foi possível confirmar a data de publicação do cartoon original, mas deve ser dos princípios da guerra, provavelmente 1939, quando os italianos iniciaram a invasão da Albânia.
O reduzido número de tropas da Albânia tornou a conquista do país relativamente fácil. Maiores dificuldades iriam surgir quando o líder italiano resolveria fazer o mesmo com a Grécia, utilizando a Albânia como ponto de partida.
Apesar do postal poder indiciar o contrário, e de terem existido algumas, o país foi ocupado em apenas cinco dias e a o rei Zog I, forçado a exilar-se. A coroa do reino passou para o rei italiano.
Quando a Itália mudou de lado na guerra, em 1943, o país seria ocupado pelos alemães.
A imprensa britânica nunca perderia a oportunidade para ridicularizar as figuras do Eixo e Mussolini foi certamente uma personagem sempre presente nos desenhos de vários cartoonistas britânicos ao longo de toda a guerra.
Fica o primeiro postalinho de 2014…
Carlos Guerreiro
O leitor Carlos Vitorino chamou-me a atenção para alguns factos relacionados com este Postal, trazendo diversos detalhes da tentativa de invasão da Grécia por parte dos italianos, em finais de 1940.
Com estas informações a história contada por este cartoon torna-se bastante mais clara.
Koritza é de facto uma cidade albanesa que foi tomada pelas forças gregas num contra-ataque após a invasão do seu país pelos italianos.
Nesse contra-ataque as tropas helénicas quase destruíram uma unidade italiana, a Divisão Júlia.
Assim fica claro porque o soldado, que persegue os italianos, se apresenta com a farda de gala da infantaria e elite helénica - os Evzones.
Obrigado pelos esclarecimentos Carlos Vitorino…
Sem comentários:
Enviar um comentário