Postal de propaganda alemão, provavelmente, de 1942, anterior à invasão do Norte de África, numa altura em que os americanos eram fornecedores de grande quantidade de armamento e outras equipamentos e matérias-primas, mas não tinham ainda forças militares no terreno.
A pouca “prepsença humana” dos Estados Unidos na guerra é tema recorrente na propaganda alemã durante o período que se segue à sua entrada na guerra.
O país “arsenal da liberdade” demorou algum tempo a mostrar as suas garras e a sua força.
Os alemães não demoraram a explorar essa lacuna americana, um país capaz de produzir de tudo e em quantidade, mas incapaz de fornecer material humano.
Os ingleses surgem muitas vezes como os “moços de recados” dos americanos que não tinham problemas em fornecer bens materiais, mas preferiam não morrer na guerra.
Esta imagem mudaria em Novembro de 1942, com a invasão do Norte de África e, mais tarde, com a invasão da Sicília e da Itália.
Em vésperas da evocação dos 70 anos do Dia D – em 6 de Junho 1944 – um olhar alemão sobre outras ofensivas…
Carlos Guerreiro
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