O livro "Estoril" de Dejan Tiago Stankovic é lançado esta tarde no Hotel Estoril Palácio, no Estoril, um espaço que é também palco de vários acontecimentos relatados na obra.
"Estoril", que já foi premiado pela Academia de Belgrado, passa-se em Portugal durante a II Guerra Mundial e mistura acontecimentos reais com ficção tendo como figura central o espião Dusko Popov, aliás "Tricycle", um agente duplo que trabalhou para alemães e britânicos e que teve papel fundamental na rede montada para desviar as atenções dos nazis da Normandia no Dia D.
Popov, uma personagem bem real, passou várias vezes por Portugal e o autor, também de origem Sérvia, conseguiu localizar no nosso país uma mala com alguns pertences desta personalidade que segundo vários especialistas foi a inspiração para o 007, de Ian Fleming.
Popov era um mulherengo, jogador e gastou fortunas nas voltas da guerra.
O livro incluí também outros nomes sonantes que passaram pelo Estoril durante a guerra, nomeadamente, Jean Renoir, os Rothschild, os Habsburgos, Eduardo VIII, Saint-Exupéry, o deposto rei Carol II da Roménia, Salvador Dali, Marc Chagall, Zsa Zsa Gábor, o campeão mundial de xadrez russo Alexander Alekhine entre outros.
Mais logo às 18.30 no Hotel Estoril... Também vou estar por lá.
Carlos Guerreiro
Sem comentários:
Enviar um comentário