Veja aqui o resumo das reportagens 2018 da série "Aqui há História" |
A primeira reportagem vai recordar a história do cargueiro nigeriano River Gurara que em fevereiro de 1989 não resistiu a uma tempestade e naufragou junto ao cabo Espichel. Nas próximas semanas os alvos dos mergulhos serão então o U-1277, afundado pela própria tripulação nas Angeiras, no concelho de Matosinhos, após o final da guerra e o B-24 que se despenhou no mar junto a Faro em 1943.
Ficam os resumos dos episódios deixados pelos Aurélio Faria e pela sua equipa...
U-1277 - ANGEIRAS
Submarino alemão U1277 afundado intencionalmente na madrugada de 3 de junho de 1945, no final da II Guerra Mundial, no largo da Praia do Cabo do Mundo, em Matosinhos.
Foi afundado pela própria tripulação. Os 47 marinheiros foram na sua grande maioria salvos pelos pescadores de Angeiras. Repousa agora a 30 metros de profundidade ao largo de Matosinhos.
B-24 - FARO
Em 1943, em plena batalha do Atlântico, um bombardeiro norte-americano despenhou-se e afundou-se ao largo da ilha de Faro.
6 tripulantes foram salvos por 3 pescadores algarvios num gesto heróico encoberto por Salazar.
A 100 km de Faro mas já na costa vicentina aconteceu outro episódio, - a batalha de Aljezur -, que o governo de Lisboa não conseguiu esconder.
Os destroços e os testemunhos são provas da passagem de aviões aliados e nazis por Portugal durante a Segunda Guerra Mundial.
Só para concluir o quarto e último episódio será dedicado ao rebocador Rhona que, em 1923, afundou na foz do Tejo...
Olá Carlos! Importante e interessantíssimo este blog! Existe no Algarve um outro facto de enorme interesse e, ainda por cima ÚNICO, que devia ser investigado: o Templo do Sol submerso sob as águas da baía da Praia do Telheiro, Cabo de S. Vicente. Apesar de antigo este antiquissimo templo continua a viver no imaginário de todo o Povo do Sudoeste! e pode representar os últimos vestígios da Cultura do Sudoeste! p.f. veja o nosso sítio: www.sudoestevistodoceu.com
ResponderEliminarAté breve!
Fernanda Durão