Poucas horas depois de terem levantado foram interceptados por caças alemães que o abateram causando a morte a todos os ocupantes.
O caso foi bastante comentado na época até porque a bordo seguia o actor Leslie Howard, que tinha estado em Portugal e Espanha realizando conferências sobre cinema, teatro e Shakespeare. Howard foi um dos protagonistas do célebre filme "E tudo o Vento Levou", desempenhando o papel de Ashley Wilkes.
Ao longo dos últimos setenta anos foram muitas as teorias que envolveram o abate do Voo 777. Churchill, na sua autobiografia, refere mesmo que o alvo seria ele e que a espionagem alemã teria confundido o empresário de Leslie Howard com a sua figura...
Nesta reportagem, realizada em Bristol, tive a oportunidade de falar com familiares de um passageiro e um tripulante, além de pessoas que conheciam o piloto.
Todos eles trazem histórias de um Portugal distante e de uma realidade há muito esquecida. Todos eles têm perspectivas diferentes sobre o que terá acontecido naquele dia.
Entrevistado foi também o advogado José António Barreiros, que há muito investiga a espionagem em território português nos anos da II Guerra Mundial.
Com ele conseguimos reconstruir uma Lisboa onde se cruzavam as mais misteriosas personagens da época e também as voltas que Leslie Howard deu pela capital portuguesa....
A sonorização é de António Henrique, a quem agradeço o empenhamento e as ideias...
Aqui ficam alguns dos protagonistas desta reportagem...
Ben Rosevink é filho de Engebertus Rosevink, o jovem holandês de 26 anos, que era navegador
do voo 777. Há cerca de 20 anos Ben foi procurar os pilotos alemães que tinham
abatido o aparelho onde seguia o pai. Conseguiu encontrar três deles.
Jean Pratten e Roger Fallen, são irmãos. O piloto do voo 777, Quirinus Tepas (à direita na foto a P/B), era visita habitual em sua casa. Costumava trazer-lhes prendas de Portugal, especialmente fruta, um bem escasso numa Inglaterra em guerra.
Avô e neto têm o mesmo nome: Ivan Sharp. O primeiro foi engenheiro de minas e esteve envolvido no tráfico do volfrâmio em Portugal. O segundo dinamizou a colocação de placas nos aeroportos de Lisboa e Bristol e suspeita que parte importante da história do voo 777, onde o avô era passageiro, ainda não está contada.
Para saber mais sobre a cerimónia que teve lugar em Bristol em Junho de 2010 clique aqui.
Para ver a ficha de voo e o nome de todos os passageiros e tripulantes clique aqui.
Para ver a ficha de voo e o nome de todos os passageiros e tripulantes clique aqui.
Espero que gostem...
Carlos Guerreiro
Sem comentários:
Enviar um comentário