O Sunderland britânico que aterrou em Setúbal em Fevereiro de 1941 realizou apenas uma viagem com as cores portuguesas.
Oferecido pelos britânicos o aparelho foi recuperado para empreender uma viagem a Cabo Verde, mas sofreu uma avaria que lhe destruiu um motor e condenou à sucata.
Os relatórios desse acontecimento e as respectivas fotografias vêm na última edição da revista “MAIS ALTO”, num excelente artigo assinado por yann Rodrigues.
Na mesma revista encontra-se também um artigo que recorda o grande festival aéreo realizado em 1943 – com a presença de mais de 200 aparelho – e onde foram apresentados, entre outros, os Spitfire’s, Hurricane’s e Blenheim’s recebidos pelos britânicos na sequência do acordo para a concessão das Lajes. Está assinado por
Na publicação espanhola “La Aventura De La História” o destaque de capa é a Legião Condor, o corpo expedicionário alemão constituído por forças terrestres e aéreas alemãs enviadas por Hitler para apoiar a rebelião dos nacionalistas de Franco.
Ao longo de três partes revela os contactos realizados por Franco para aceder ao poder aéreo alemão e também italiano, além de revelar alguns outros episódios não menos interesantes.
Vem acompanhada de um jornal denominado “Diario de La Guerra Civil” – uma publicação fundada pelos editores da revista e que mensalmente reúne as principais notícias publicadas pelos vários jornais da época. Entre os destaques está um artigo que anuncia o corte de relações diplomáticas do regime de Salazar em relação ao governo republicano de Espanha…
Para saber mais sobre o Sunderland clique AQUI.
Carlos Guerreiro
Sem comentários:
Enviar um comentário