Postal alemão de propaganda, provavelmente, publicado no início da guerra.
Os britânicos começaram por bloquear as trocas comerciais marítimas com o intuito de evitar a venda de produtos aos alemães.
Esta decisão que criou imensas dificuldades a Portugal que viu quase interrompido o tráfego com as colónias de então.
Ronald Campbell, nomeado embaixador britânico em Portugal em finais de 1940, avisou as autoridades britânicas de que o bloqueio acabaria por atirar Portugal e outros países neutros para a influência de Hitler.
A solução passou pela instituição de um sistema de “navicerts”.
Certificações marítimas onde o trânsito de produtos era autorizado desde que os britânicos considerassem a pessoa “amiga” e se soubesse o seu destino final, entre outras questões.
Isso não impediu que vários navios portugueses fossem alvo de inspecções em alto mar ou fossem desviados para Gibraltar para revistas mais apuradas (veja "Os ingleses apreendem o Carvalho Araújo".)
A situação, tanto o bloqueio como os “navicerts”, foi largamente aproveitada pela propaganda alemã ao longo de toda a guerra.
Carlos Guerreiro
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