Diversos jornais realizaram edições suplementares, para acompanhar a sucessão de notícias que os serviços de imprensa – especialmente aliados - foram libertando ao longo das horas.
Após a confirmação do sucesso do desembarque, a máquina de propaganda não esperou muito para colocar nas mãos dos portugueses imagens e esquemas que descreviam a invasão.
Algum desse material saiu em diversos jornais e revistas nacionais, mas seriam as publicações de propaganda próprias a capitalizar o manancial de material que estava disponível.
“A Guerra Ilustrada” era uma das várias publicações de propaganda aliadas, impressas em português, que saiam periodicamente para a rua.
Não consegui confirmar a data concreta em que saiu este suplemento especial (se alguém sabe agradeço a informação), mas não terão passado muitos semanas após a ofensiva.
Pessoalmente tenho dúvidas de que as fotografias sejam todas do “Dia D”, até porque foram poucos os fotógrafos que estiveram na linha da frente, nas primeiras horas do desembarque.
Talvez o lote de imagens na última página (contra-capa) sejam de 5 e 6 de Junho, mas nas restantes páginas nota-se uma grande descontracção dos soldados. Outras imagens são nocturnas e o desembarque principal aconteceu durante a manhã.
Possivelmente parte do material foi recolhido durante os longos exercícios a que as forças de desembarque foram sujeitas nos meses que antecederam o dia" Dia D", mas estavam prontas para utilização logo que se confirmasse o sucesso da operação.
Clique sobre a imagem para ver as páginas deste suplemento especial publicado em 1944.
Setenta anos passados trata-se de um documento que marcou uma época.
Carlos Guerreiro
Sem comentários:
Enviar um comentário