“O Silêncio de memórias recentes” é o tema de uma conferência onde participo no dia 26 deste mês (sexta-feira), numa iniciativa que tem lugar no Museu Nacional de Arqueologia, a partir das 18.30 horas.
Poderia dizer que vamos falar navios e aviões que ficaram escondidos sob as nossas águas, mas a verdade é que vamos falar de muito mais que isso. Vamos falar de um património que ainda está vivo e que tem muitas histórias para revelar. Durante as próximas semanas irei trazer mais alguns pormenores sobre esta conferência.
Estas Jornadas do Património estendem-se até ao dia 28 e o Museu Nacional de Arqueologia tem outras iniciativas programadas que podem ser encontradas na nossa Agenda.
As Jornadas do Património são uma iniciativa que abarca diversas entidades por todo o país e noutros locais a II Guerra Mundial também é tema em destaque.
No Estoril, por exemplo, o Espaço Memória dos Exílios vai estar activo com duas iniciativas interessantes.
No dia 27, sábado, apresenta-se um livro sobre a guerra civil de Espanha e os seus efeitos. Trata-se de “Guerra Civil de Espanha, intervenção e não intervenção Europeia” de Luís Soares Oliveira. A apresentação será conduzida por Leonardo Mathias.
No domingo é tempo de sair pelas ruas do Estoril, guiado por Margarida Magalhães Ramalho, uma historiadora com vários trabalhos publicados e que tem dedicado muito do seu tempo ao estudo dos dois conflitos mundiais e ao impacto que tiveram em Portugal.
A visita parte do Espaço Memória dos Exílios por volta das 10 horas da manhã e termina por das 13 horas. É obrigatória a inscrição que deve ser feita para o telefone 214 815 323, a partir das 10 horas do dia 22.
Vamos sair de casa...
Carlos Guerreiro
Sem comentários:
Enviar um comentário