O Espaço Memória dos Exílios assinala deste modo o Dia da Memória das Vitimas do Holocausto.
Na Madeira, e até ao final do mês, pode visitar na Escola Francisco Franco, uma exposição denominada “sementes de Paz/ Sementes de Guerra”, uma iniciativa que recorda o período da II Guerra Mundial, organizada por professores e alunos daqueles estabelecimentos de ensino.
Ainda cá pelo país foi divulgado recentemente que o interesse pelos livros relacionados com o tema da II Guerra Mundial tem estado a crescer com o surgimento de títulos diversos e grande procura pelo público. De volta aos escaparates está também a chamada “obra maldita” de Hitler: “A Minha Luta” perdeu durante o ano passado os direitos de autor, e foram várias as editoras que aproveitaram para o reeditar.
Lá por fora
Uma oratória sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes estreia segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, integrada numa celebração da vida do diplomata que inclui exibição de filmes, uma exposição e uma cerimónia em sua memória.
Com autoria do norte-americano Neely Bruce, o espetáculo de 90 minutos tem o título "Circular 14: The Apotheosis of Aristides" e vai acontecer no auditório Moses E. Gindi da American Jewish University.
No dia 23 de Janeiro, o Museu do Holocausto de Los Angeles exibe também dois filmes sobre a vida de Sousa Mendes, abre uma exposição sobre a sua vida e, no dia seguinte, organiza uma cerimónia para honrar o diplomata português.
Para mais informações pode consultar a nossa AGENDA...
Carlos Guerreiro
Sem comentários:
Enviar um comentário