Escolhi a palavra escaparate porque é o nome português para expositor ou montra (derivado do “montre” francês), enquanto o termo “utilidades” surge em várias publicações do período, entre 1939/1945, acompanhado, normalmente, de anúncios a produtos diversos.
Começamos com algumas ofertas que despertavam especial interesse nas senhoras: pó de arroz e linhas de produtos femininos que o incluíam.
Acredito que mais tarde – ou mais cedo - terei de voltar a falar desta gama de produtos… por agora ficamos por aqui.
É um anúncio de página inteira, com uma linha “vitaminada”.
(Mundo Gráfico, 30/10/1943 - colecção do autor)
Ainda nas linhas de produtos, as “Pompeia”, foram resgatadas a “peso de ouro” (só não se sabe a quem) para depois de preparadas “cientificamente” serem oferecidas em “homenagem à mulher”.
(Século Ilustrado, 12-12-1943 – colecção do autor)
A “Piver”, marca dona dos produtos “Pompeia” oferece aqui apenas o pó de arroz “subtil, impalpavel, dir-se-ia etéreo”.
(Diário de Lisboa, 20/09/1941 – Diário de Lisboa Online/Fundação Mário Soares)
Ainda outro pó de arroz da “Piver”. O “Matite” que “não cobre, mas descobre a sua beleza”.
(Século Ilustrado, 22-07-1944 – colecção do autor)
Por fim o pó de arroz “Aerificado” que “dá uma beleza natural às loiras e às morenas”.
(Diário de Lisboa, 02/09/1941 – Diário de Lisboa Online/Fundação Mário Soares)Carlos Guerreiro
Carlos, estou aqui de passagem e deixo-lhe meus transatlânticos cumprimentos por esta postagem.
ResponderEliminarÉ sempre interessante rever épocas. Aqui, anúncios de um tempo em que as clientes de determinadas marcas de cosméticos podiam ser tratadas por vossa excelência.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarDe facto hoje já não há excelências... pelo menos dessas.
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