Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os refugiados do SS Quanza

Com a chegada de Hitler ao poder milhares de Judeus tornaram-se refugiados no seu próprio país. Os que perceberam o perigo e os que puderam escaparam para o mais longe que puderam. Muitos chegaram a Portugal e, um grande número, continuaram viagem até ao outro lado do Atlântico.

Quando a Alemanha Nazi começou a sua expansão territorial o número de refugiados ainda cresceu mais. Em 1940 Portugal representava a fuga para liberdade e foram às dezenas de milhar os que atravessaram a fronteira em busca de, especialmente, de um visto que lhes permitisse seguir viagem para criar o máximo de espaço ente as suas pessoas e Hitler.

Este Vídeo conta uma das muitas histórias envolvendo refugiados que tiveram em Lisboa o seu ponto de partida.

O "guia" é Greg Hansard da "Virginia Historical Society". Ele explica, em poucas palavras, o drama vivido pelos refugiados do SS Quanza, que saiu do Porto de Lisboa a 8 de Agosto de 1940, tendo como destino o continente americano.

Cerca de 200, dos 317 refugiados judeus que se encontravam a bordo, foram autorizados a sair do barco em Nova Iorque. Os restantes esperavam conseguir o mesmo no México, mas apenas 36 foram autorizados a entrar no país.



Aos restantes 81 foi dito que teriam de voltar para Lisboa. Talvez até voltar a cair nas mãos dos nazis. Nas palavras de um dos refugiados "o regresso ao inferno".

Para conseguir regressar à Europa o navio teria, no entanto, de se abastecer de carvão na Virginia e os refugiados aproveitaram essa paragem para mobilizar a justiça e a opinião pública americana para conseguir ficar na América...

O vídeo é em inglês. Para aqueles que não compreendem a língua, fica aqui um resumo desta aventura - uma das muitas que aconteceram naquele período. Para os restantes vale a pena ver este apontamento com um pouco mais de pormenor...

Sem comentários:

Enviar um comentário