Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O Postalinho...
Quem nos poderá comprar mais?

Postal de propaganda alemão, desenhado especificamente para Portugal, onde se evidência a política britânica de impedir o tráfico comercial entre Portugal e a Alemanha, que em última estância impedia o normal comércio entre o país e as suas colónias.


Portugal estava muito dependente das matérias-primas que chegavam especialmente de África, e os britânicos tinham imposto um duro sistema de certificados navais (Navicerts), que impedia a normal circulação de mercadorias.

Deste modo pretendiam impedir o contrabando de produtos para Alemanha, e a poderosa frota que a Royal Navy fiscalizava, com mão de ferro, os navios que se tornassem suspeitos.

Era necessários declarar o que era transportado e qual o destino. Qualquer produto que fosse considerado estratégico poderia ficar retido. O mesmo acontecia quando os britânicos não consideravam os comerciantes de confiança ou estes tinham ligações conhecidas aos alemães.

A situação criou um grande mal-estar diplomático, ao ponto do Embaixador Britânico em Lisboa ter alertado para a necessidade de aliviar e facilitar a passagem dos Navicerts, sob pena de Portugal pender claramente – por necessidade – para o lado alemão.

A situação foi aproveitada de forma constante pela máquina de propaganda alemã. Este postal é apenas mais um exemplo disso.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário