Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de maio de 2014

Escritor austríaco conta fuga do nazismo em Lisboa

O escritor austríaco Peter Berczeller apresenta no dia 22 (quinta-feira), por volta das 19 horas, no auditório do Goethe-Institut em Lisboa, o seu livro autobiográfico “Der kleine weiße Mantel” (O pequeno casaco branco).


Berczeller era uma criança quando foi obrigado a fugir com os pais após a anexação da Áustria pela Alemanha em 1938. O pai, médico, judeu e socialista estava marcado pelo regime de Hitler.

É a história da fuga familiar da Europa e a vida nos EUA que Berczeller conta neste livro.

A sessão conta com o historiador Ansgar Schäfer, enquanto moderador, e com o jornalista austríaco Christof Habres. A conversa pretende ser um fórum para a partilha de ideias sobre as temáticas da identidade, do regresso, da emigração e do fascismo.

Sobre o livro a editora Metroverlag escreveu:

"O seu amor pela medicina começou aos três anos de idade, quando o vienense Peter Berczeller pôde acompanhar o seu pai médico em visitas domiciliárias pela província. A profissão médica revelou-se ser também a sua própria vocação. Porém não no seu país de origem, mas, por obrigação, nos Estados Unidos da América… Peter Berczeller conseguiu entrelaçar as duas narrativas – a da sua emigração e a do seu desenvolvimento profissional – de maneira maravilhosa. Em primeiro plano encontra-se a seguinte questão fulcral: A discussão intensa do holocausto transformou o mesmo num tema 'perceptível' – mas o que aconteceu aqueles que não morreram? Peter Berczeller salvou e ainda salva vidas e dedicou-lhes este livro."

Trata-se de uma iniciativa da Embaixada da Áustria e do Goethe-Institut Portugal.

Para mais informações pode consultar a nossa Agenda.

Carlos Guerreiro

1 comentário: