Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Exposições para Maio

Até ao dia 18 pode continuar a visitar, no Museu Militar de Lisboa, uma interessante exposição que reúne peças de fardamento da colecção particular de António Fragoeiro e armas e equipamentos do espólio do Museu Militar.

Trata-se de uma interessante combinação que traz ao público dezenas de equipamentos e armas utilizados por diversas forças envolvidas na II Guerra Mundial. Na mostra pode também ver-se material utilizado pelas forças portuguesas da época.

No dia 3 de Maio é inaugurada, no Espaço Memória do Exílios, no Estoril, a exposição “Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial”. Trata-se de um trabalho realizado por 14 alunos do Agrupamento de Escolas de Vilela, no ano lectivo 2012/2013.

Este trabalho foi realizado no âmbito do Projeto N.O.M.E.S. (Nomes e Olhares para a Memória e o Ensino da Shoá). Os alunos realizaram uma reconstituição histórica da vida de oito pessoas que escaparam ao Holocausto passando por Portugal, através do contacto os próprios ou com familiares dessas pessoas.

As pessoas referidas são Ruth Arons, Yvette Davidoff, Henrique e Matilde Feist, Bernard Krisher, Nella Maissa e Walter e Brunhilde Weinreb.

A inauguração, que está marcada para as 15 horas contas com a presença da com a presença da Professora Sandra Costa e dos alunos que recolheram e trataram os testemunhos.

No dia 5 será a vez da Galeria de Exposições da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa inaugurara a exposição "Anne Frank: uma história para hoje".

Trata-se de uma organização da CLEPUL, CESNova e Núcleo de Cinema da Associação de Estudantes e reúne mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank, organizados em 34 painéis educativos que narram a vida de Anne tendo como pano de fundo a história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto.

Durante esta exposição terão lugar diversas iniciativas relacionadas com a temática dos Direitos Humanos, especialmente dirigidas aos jovens, mas também para grupos especiais como os agentes educativos e, também, o universo feminino.

Há razões para dar uma voltas pela região de Lisboa e arredores… para obter mais informações sobre horários e moradas pode consultar a nossa Agenda.


Boas saídas
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário