Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de abril de 2011

Museu do Ar procura Major Alvega


Quando me perguntam  porque me interessei pela aviação da II Guerra Mundial, costumo dizer que li demasiadas histórias do "MAJOR ALVEGA"...

Como eu, muitos outros também se perdiam - durante minutos ou horas - naqueles pequenos livros d'  "O FALCÃO" que, se não me engano, saiam todas as semanas.

O "MAJOR ALVEGA" era uma das principais personagens e hérois. Na altura não sabia - e muitos outros também não  - que o homem se chamava na realidade "BATTLER BRITTON", mas como a legislação portuguesa dos anos 60 proibia a publicação de histórias aos quadradinhos com heróis estrangeiros, o rapaz foi rebaptizado, na fronteira.

Na sua caderneta de voo passou a constar o nome de Jaime Eduardo de Cook e Alveja, tendo-lhe sido também dada uma costela Lusitana...

Pois reconhecendo a importância do "MAJOR ALVEGA" - que apaixonou muitos pela aviação - o Museu do ar pretende recolher o máximo de livros para organizar uma exposição  - temporária ou permanente - com os livrinhos deste personagem.

O Museu do ar apela assim a quem tiver estes livrinhos e que esteja disposto a cede-los - de forma permanente ou apenas por empréstimo - que entre em contacto com o Tenente-Coronel Gonçalves, que tem andando a cultivar esta ideia há bastantes semanas.

Fica o contacto:

Museu do Ar, 
A/c TCOR Gonçalves
Granja do Marquês, 
2715-021 Pêro Pinheiro

Toca a revirar as arcas e o caixotes com antigas leituras. Já consegui descobrir dois dos meus livrinhos - os números 1139 e 1070 (não muito bem tratados, mas enfim) - num velho caixote e estou a preparar-me para os enviar.

Ainda não seguiram porque quero rele-los mais uma vez...


Carlos Guerreiro

2 comentários:

  1. Boa tarde. Já espalhei "por tudo quanto é sítio", a começar no meu blog.

    =)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Espero que o Museu consiga avançar com este projecto...

    ResponderEliminar