Pesquisar neste blogue

sábado, 12 de novembro de 2011

"O Espião Alemão em Goa"

No próximo dia 21 de Novembro (segunda-feira), pelas 18:30, na Livraria Barata (Avenida de Roma, 11-A), em Lisboa, será lançado o livro "O Espião Alemão em Goa", de José António Barreiros.

O General Ramalho Eanes fará a apresentação da obra.



Fica a sinopse do livro:

«Os factos são reais. No Carnaval de 1943 três navios alemães e um italiano, todos civis, foram incendiados e afundados, pela sua tripulação, no porto de Mormugão, no então Estado Português da Índia. Resistiam assim a um ataque do SOE britânico, o serviço de operações especiais encarregado "da guerra não cavalheiresca". 

Para proteger os interesses aliados, as autoridades portuguesas condenaram judicialmente os tripulantes, dando como não provado que tivessem resistido a uma tentativa de apresamento, com violação da nossa neutralidade. Ao erro judiciário seguiu-se a propaganda: para os britânicos o fiasco da expedição foi convertido em vitória. Só os portugueses saíram mal da história.

Salazar teve de intervir junto do poder judicial. O silêncio caiu sobre a história. Este livro tenta repor a verdade, para além das conveniências».


Boas leituras...

Carlos Guerreiro

<---------------------------------------->

Para ler mais sobre livros e autores clique AQUI.

Para ler mais sobre espionagem em Portugal clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário