Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Familiares de aviadores de Lancaster da RAF em Vila Chã

Vila Chã vai receber no dia 22 de Novembro (Domingo), os familiares de dois tripulantes do bombardeiro da RAF, Lancaster, que em 1943, realizaram uma aterragem de emergência na praia do Puzo, naquela localidade do Norte do país.


Confirmada está a presença do filho do piloto e com o sobrinho neto de um outro tripulante. O grupo que dinamiza o museu local "Memórias de uma Terra" vai aproveitar a iniciativa para inaugurar, durante a tarde, uma placa para recordar o incidente que ocorreu em plena II Guerra Mundial.

Há alguns meses, quando foi inaugurado no museu uma área a lembrar o acontecimento, foi apresentado um vídeo realizado por Bruno Costa onde era contados os detalhes sobre aventura do Lancaster que, depois de participar num bombardeamento no sul de França, se perdeu no regresso a Inglaterra terminando a viagem em Vila Chã.

O filme seria colocado no Youtube e já foi visto nos quatro cantos do mundo. O autor também o colocou numa página de facebook que reúne aviadores e familiares da esquadrilha a que pertencia o aparelho, a 619. Foi aí que foi visto por familiares dos tripulantes que agora se deslocam a Portugal...



Termino com uma nota pessoal. O evento e tudo o que está com ele relacionado deve-se à persistência das pessoas locais que apostaram na recuperação da memória da sua terra. Limitei-me a ajudar quando solicitado e como podia. No livro abordo por alto esta história, enviei alguma documentação e apontei os locais onde poderiam aceder a outras informações.

Não foi nada de especial, mas sinto-me babado. Não é todos os dias que vejo ganhar vida uma história sobre a qual lemos em páginas amareladas e sobre a qual escrevemos algumas linhas há vários anos...

Tenho mesmo de lá estar...

Carlos Guerreiro

2 comentários: