Pesquisar neste blogue

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Recordar histórias em Vila Chã

No último domingo, dia 22 de novembro, foi inaugurado em Vila Chã, Vila do Conde, um pequeno memorial onde se recorda a aterragem forçada de um avião britânico que ali aconteceu, em plena II Guerra Mundial, no dia 17 de Setembro de 1943. Uma cerimónia que contou com a presença do sobrinho de um dos tripulantes da RAF.

Uma placa informativa, com a reprodução de uma fotografia do avião após a aterragem, foi colocada junto ao local onde o aparelho terminou a missão que o levou até ao sul de França para bombardear um viaduto.

A acompanhar a inauguração esteve Ian Shannon, sobrinho de Charles Smith Cook, um escocês que era artilheiro da torre superior do bombardeiro. Esperado na cerimónia era também o filho do piloto, Michael Jones, mas devido a doença este não pode comparecer.


Ian Shannon junto à placa que recorda o dia em que o tio fez uma aterragem 
forçada em Vila Chã, num Lancaster da RAF em 1943.

O contacto com os familiares dos tripulantes foi estabelecido graças a Bruno Costa que realizou um vídeo com cerca de 18 minutos onde era descrito o incidente que ocorreu em 1943 na terra onde vive. O filme foi colocado no youtube e dali passou para as redes sociais onde foi visto por Ian e Michael. Após os primeiros contactos foi rápida a marcação de uma data para realizar a visita.

Já há vários meses que o incidente é recordado no espaço museológico de Vila Chã “Memórias de uma Terra”, onde é possível ver fotografias e cópias de documentos relacionados com o caso.

Com a confirmação da vinda dos familiares dos aviadores o presidente da Junta de Freguesia, Benjamin Moreira, resolveu implantar uma placa junto à praia onde o avião aterrou. Um sítio que fica junto a um passadiço de madeira que percorre as praias do concelho de Vila do Conde.

O Lancaster participou num ataque aos viadutos e caminhos-de-ferro que ligam França a Itália, na zona de Antheór, em Cannes e foi atingido por fogo antiaéreo durante o ataque.

O aparelho tentou regressar a Inglaterra, mas devido à falta de visibilidade perdeu-se e quando se aperceberam estavam sobre o norte de Espanha. Sem possibilidade de chegar à sua base ou a Gibraltar realizaram a aterragem em Vila Chã. Todos os tripulantes sobreviveram ao incidente e em Vila Chã ainda há quem se lembre de os ver a sair do avião e, mais tarde, distribuir doces pelas crianças.

Ian Shannon nunca conheceu o tio porque este desapareceu em 1943, poucas semanas depois de sair de Portugal. O avião onde seguia participou num raid sobre Berlim na noite de 27 para 28 de Outubro e, já no regresso, sobre o mar do norte deixou de dar notícias…

Se for para o lado de Vila Chã já tem uma história para lembrar e alguns pontos para visitar…

Bons passeios.
Carlos Guerreiro

3 comentários:

  1. Boa noite. Podem informar o local mais exacto onde está esta placa? Moro em Ribeirão, Famalicão e gostava de ir lá visitar.
    Estou a ler o livro "A Batalha de Aljezur" e gusto muito destes temas. Obrigado. Virgílio Amorim: vndlaa@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite Sr. Virgílio, a placa encontra-se na Avenida dos Banhos, em Vila Chã, Vila do Conde. O lugar chama-se Puço. Pode seguir em direcção ao Restaurante Salitre, a placa encontra-se no final da avenida na direcção Sul.
      Aproveito também para lhe sugerir uma visita ao Museu local, onde, além deste tema, faz também referência a outra queda, no mar, de um bombardeiro Inglês Vickers Wellington em 1942, no qual, 4 dos 6 tripulantes foram salvos por pescadores de Vila Chã.
      O Museu tem uma página de facebook, "Memórias de uma Terra" onde poderá obter mais informações assim como marcar uma visita.
      Esperamos por si! :)
      Bruno Costa
      Museu "Memórias de uma Terra"

      Eliminar
  2. Muito obrigado Bruno Costa. Fiquei muito contente com a sua resposta, e vou certamente ver a placa e visitor um museu, e também convidar um amigo perito em aviação. Ele vai-me emprestar o livro "Aterrem em Portugal". Um grande abraço do Virgílio Amorim. Contacto 965379433

    ResponderEliminar