Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cá dentro e lá fora

No dia 27 o Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, será apresentado o livro de Miriam Assor, “Judeus Ilustres de Portugal” e a sessão contará também com uma palestra sobre os dois gémeos portugueses Samuel e Joel Sequerra, nascidos em Faro, e que tiveram um papel fundamental no salvamento de pessoas que fugiam dos nazis durante a II Guerra Mundial.


Ainda no mesmo dia, e no mesmo espaço, será inaugurada uma exposição de denominada “Desenhos e Grafites sobre o Holocausto”, do pintor José Bravo Rosa. A exposição está patente até ao dia 11 de Março.

O Espaço Memória dos Exílios assinala deste modo o Dia da Memória das Vitimas do Holocausto.

Na Madeira, e até ao final do mês, pode visitar na Escola Francisco Franco, uma exposição denominada “sementes de Paz/ Sementes de Guerra”, uma iniciativa que recorda o período da II Guerra Mundial, organizada por professores e alunos daqueles estabelecimentos de ensino.

Ainda cá pelo país foi divulgado recentemente que o interesse pelos livros relacionados com o tema da II Guerra Mundial tem estado a crescer com o surgimento de títulos diversos e grande procura pelo público. De volta aos escaparates está também a chamada “obra maldita” de Hitler: “A Minha Luta” perdeu durante o ano passado os direitos de autor, e foram várias as editoras que aproveitaram para o reeditar.


Lá por fora 

Uma oratória sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes estreia segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, integrada numa celebração da vida do diplomata que inclui exibição de filmes, uma exposição e uma cerimónia em sua memória.

Com autoria do norte-americano Neely Bruce, o espetáculo de 90 minutos tem o título "Circular 14: The Apotheosis of Aristides" e vai acontecer no auditório Moses E. Gindi da American Jewish University.

No dia 23 de Janeiro, o Museu do Holocausto de Los Angeles exibe também dois filmes sobre a vida de Sousa Mendes, abre uma exposição sobre a sua vida e, no dia seguinte, organiza uma cerimónia para honrar o diplomata português.

Para mais informações pode consultar a nossa AGENDA...

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Publicar um comentário