Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Bomba adormecida... acordou

Três polícias morreram e seis pessoas ficaram feridas. Já por aqui tinha falado delas: as milhares de bombas da II Guerra Mundial que estão adormecidas sob o solo das cidades alemãs. Nos últimos meses foram saindo notícias sobre mais descobertas, nomeadamente, em Frankfurt e em Berlim. Ontem foi encontrada mais uma em Gottingen e esta não se deixou levar pelos técnicos e... explodiu, matando três policias especialistas no desarme destes engenhos.



Segundo a imprensa alemã seis outras pessoas ficaram feridas. Duas com gravidade. A operação para desarmar o engenho ainda estava a decorrer quando se registou a explosão. As autoridades estavam a evacuar cerca de 7200 pessoas que residem nas redondezas quando, entre as 21.30 e as 21.45 horas, se registou a explosão.

Os técnicos estariam a preparar a retirada do detonador da bomba no momento em que aconteceu a detonação (o detonador é o dispositivo que produz a explosão da carga da bomba).

Eram esperados centenas de bombeiros, policias, ambulâncias e de outras forças de segurança para acompanhar o desarme da bomba. Tudo deveria ter lugar depois das 22.30 horas, altura em que passa naquela zona o último comboio do dia.

A equipa estaria a montar todo o equipamento quando aconteceu a explosão. Foi criada uma área de segurança de 300 metros e até os comboios foram impedidos de circular.Técnicos estão também a realizar inspecções a vários edifícios das imediações para tentar perceber se não existem estragos estruturais que impeçam o regresso dos moradores.

A bomba encontrava-se sete metros abaixo do solo e pesava cerca de 500 quilos. Tinha sido descoberta poucas horas antes por trabalhadores que estavam a realizar as fundações de um novo pavilhão desportivo para a cidade universitária da cidade.

Milhares de bombas lançadas por aviões aliados estarão ainda no subsolo alemão mais de sessenta anos depois do fim da guerra. Neste caso é um engenho de fabrico americano. Foi a segunda vez, em poucos dias, que em Gottingen se descobriu uma bomba deste tipo. Na semana passada tinham sido evacuadas cinco mil pessoas de outra zona da cidade. A operação de remoção correu como o planeado...

Desta vez não... A II Guerra Mundial continua a reclamar vítimas.

Sem comentários:

Enviar um comentário