Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Livro "Álbum de Memórias - Aviação Naval 1917-1952"



Os centros da aviação naval, os raids aéreos de 1921 e 1922, a formação, os aparelhos e obviamente os homens que passaram pela aviação naval portuguesa - entre a sua formação em 1917 e a sua extinção em 1952 – são os temas em destaque no “Álbum de memórias – Aviação Naval” publicado no princípio desta semana pela Comissão Cultural da Marinha.

O livro foi coordenado pelo tenente Gonçalves Neves que pesquisou vários álbuns que neste momento “residem” nos Arquivos e no Museu da Marinha e reúne cerca de uma centena de imagens em pouco mais de oitenta páginas.





O coordenador do álbum, Tenente Gonçalves Neves, com o livro, junto ao Santa Cruz. Este é o avião que completou a travessia do Atlântico Sul em 1922 e que se encontra no Museu da Marinha.











Existem diversas imagens inéditas e tanto o modelista mais aplicado como o simples curioso têm muito com que se manter ocupados.

As fotografias têm de um modo geral bastante qualidade revelando diversos pormenores interessantes como esquemas de pintura ou símbolos.

O coordenador do álbum, tenente Gonçalves Neves, referiu à Antena1 que o objectivo não é contar a história da Aviação Naval – o que já aconteceu no livro “Quando a Marinha Tinha Asas” de Viriato Tadeu -, mas sim revelar alguma da iconografia que estão nos arquivos da marinha, que até agora não tinham chegado ao público em geral.

Considero que o objectivo foi amplamente conseguido.

Só é pena que – pelo menos por agora – a venda esteja confinada à loja do Museu da Marinha – onde poderá obter o seu exemplar.

Acho que o trabalho merecia mais…

O custo de aquisição é de 15 Euros e, caso não se encontre em Lisboa, pode encomendar o álbum através do e-mail loja.museu@marinha.pt ou pelo telefone 21 362 45 56...

Boas leituras  
Carlos Guerreiro

<-------------------------------------->

Para informação sobre...
                           outros LIVROS clique AQUI.
                           AVIAÇÃO Clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário