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segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novos voos para o Museu do Ar

Um DC-3 Dacota com as cores da TAP e um Avro 631 “Cadet”, extremamente raro, são duas das novidades que o Museu do Ar, em Sintra, vai apresentar ao público na reabertura, marcada para o próximo dia 29.

O Dacota com as cores da TAP encontrava-se num hangar no Aeroporto de Lisboa. O transporte para Sintra foi feito de noite, num transporte especial, através do IC-19… uma dor de cabeça em termos de logística e um espectáculo para quem assistiu.


 O Dacota no Museu do Ar com as cores da TAP. 

O avião fez uma complicada viagem nocturna de 35 quilómetros, peloIC19 , entre o Aeroporto de Lisboa e o Museu em Sintra.
(Foto cedida por André Garcez)


O Dacota é um daqueles ícones da aviação e da II Guerra que qualquer museu só pode ter orgulho em ter no seu espólio. Em Portugal voaram no pós guerra com as cores da TAP e da FAP.

A versão militar ficou conhecida como C-47 Skytrain. Durante o conflito três aparelhos da força aérea americana aterraram em vários pontos do país e tiveram utilização posterior, integrando a frota da Direcção Geral da Aviação Civil e depois TAP:

- Douglas C-47A Skytrain com a matrícula 42-24171 em 20-09-1943 (Ver AQUI)
- Douglas C-47A Skytrain com a matrícula 43-15037 em  12-04-1944 (Ver AQUI)
- Douglas C-47A Skytrain com a matrícula 42-10093 em  17-07-1944 (Ver AQUI)

O Avro 631 “Cadet” é uma verdadeira raridade. Existirão apenas mais uma ou duas unidades deste tipo, algures na América do Sul e este exemplar tem uma história curiosa.

O Avro 631 "Cadet" era um aparelho para instrução de que existem raros exemplares no mundo.

Nos anos trinta a Aeronáutica Militar (AM) portuguesa quis adquirir um novo aparelho de instrução e foram escolhidos três aviões para testes. Um italiano, de que se perdeu o rastro. O Tiger Moth, que seria adoptado para instrução e o Avro 631.

Este último foi rejeitado mas o avião utilizado como “amostra” ficou por cá. Foi durante anos mantido em Sintra onde ficou conhecido como o avião do comandante, e mais tarde transitou para o hall do edifício do Estado Maior da Força Aérea, onde se manteve até há poucas semanas.

Agora fica acessível a todos os visitantes do museu, ao lado do seu "ex-concorrente", o Tiger Moth.

Para além destes dois novos aparelhos, dos anos 30 e 40, existem outras novidades da era do jacto ou réplicas de asas “sonhadas” há 500 anos que vão fazer as delícias dos visitantes. Um helicóptero Alouette em corte, utilizado na instrução de mecânicos nas OGMA, também atrairá certamente as atenções…



O JU-52 é outro aparelho icónico  que faz parte a colecção do Museu do Ar.






Em relação à época de entre guerras e II Guerra Mundial mantêm-se na colecção aparelhos que são ícones da aviação como o JU52, o Dragon Rapid - que assegurou das primeiras ligações comerciais entre Lisboa e Porto -  ou o Spitfire, que sofreu uma “operação plástica” para ficar idêntico aos voados pela AM…








Alguns aspectos do Spitfire durante a 
"Operação  Plástica" 
que o transformou num modelo 
utilizado pela 
Aeronáutica Militar Portuguesa. 
Também os pormenores 
do interior
 da cabine de pilotagem.
 




Para os menos atentos os portugueses voaram mais de uma centena de Spitfires a partir de 1943, mas nenhum deles sobreviveu…

O Museu do Ar assegurou, no entanto, um desses caças numa troca por um Bristol Beaufighter com a Africa do Sul.

A AM utilizou diferentes versões do aparelho, nomeadamente, as "Ia", "Vb" e "LF Vb", mas o adquirido pelo Museu era um "IX", versão que nunca voou com cores portuguesas…

A operação plástica teve como objectivo fazer essa reconversão…

Para outras informações sobre o Museu do Ar pode consultar a página de Facebook AQUI.

Já agora, entre os dias 29 de Junho (feriado em Sintra) e 1 de Julho (comemoração dos 60 anos  Força Aérea), a entrada é gratuita...

Para aceder ao programa da reabertura, basta clicar no local indicado em baixo.



Para ver  todo o 
programa e também 
parte das novidades 
clique AQUI.














Bons voos…
Carlos Guerreiro 


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Para ler mais 
                  sobre AVIAÇÃO clique AQUI.
                  sobre o MUSEU DO AR clique AQUI.

3 comentários:

  1. Olá Carlos Guerreiro,

    Uma palavra de apreço para a sua dedicação ao tema.
    Desejo saber onde foi distribuido ou pode ser solicitado o programa da reabertura do Museu do ar.

    Melhores cumprimentos
    Joaquim Freire

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    Respostas
    1. Meu caro Joaquim Freire,

      Já enviei alguns e-mails, Até mesmo ao Museu do Ar, mas ainda estou à espera de resposta... Logo que tenha alguma informação entrarei de novo em contacto.

      Cumprimentos
      Carlos Guerreiro

      Eliminar
  2. Já obtive a informação do Museu do Ar e foi-me indicado que não existem cópias em papel do programa. Transcrevo a resposta:


    "Exmo Sr.,
    O programa só foi disponibilizado online.
    Não disponibilizamos em papel.

    Cumprimentos
    Secretariado do Museu do Ar"



    Cumprimentos
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar