Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Póvoa do Varzim à conversa sobre refugiados

No próximo dia 17, na Póvoa do Varzim, é tempo de falar sobre a entrada de Estrangeiros em Portugal durante a II Guerra Mundial.

A notícia é da publicação on-line "A Voz Local":

Joana Leandro estará, uma vez mais, no Arquivo Municipal, para abordar um tema da História Local.

A investigadora é a convidada da iniciativa À quarta (h)à conversa do mês de abril e irá falar sobre a “Entrada de estrangeiros na Póvoa de Varzim durante a Segunda Guerra Mundial”, no dia 17, às 15h00.

A conferencista já esteve no Arquivo a apresentar um outro tema que tratou num trabalho de investigação realizado para tese de mestrado em História Regional e Local na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa sobre “Registos de entrada dos Expostos na Roda: contributos para a história social da Póvoa de Varzim”.

Para além disso, em 2011, foi protagonista d’À quarta (h)à conversa de maio sobre "Os passaportes internos em meados do séc. XIX".

Sobre a sua motivação por temas da Póvoa de Varzim, Joana Leandro revelou que “sempre que possível foco os meus estudos na história local pois, na minha visão, é a história mais próxima de nós, a mais «palpável». O nosso Arquivo tem um fundo documental tão rico que merece ser mostrado. Para além disso, na investigação local há a satisfação de contribuir para a memória coletiva da nossa terra”.

Sempre na terceira quarta-feira de cada mês, o Arquivo volta a convidar a comunidade a assistir a estas sessões e a conhecerem melhor o concelho da Póvoa de Varzim.

Sem comentários:

Enviar um comentário