Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mais fitas sobre o Aeroporto de Cabo Ruivo

 Cabo Ruivo, em Lisboa, foi o primeiro aeroporto internacional “a sério” que o país teve.

Até à inauguração do Aeroporto da Portela de Sacavém, em Outubro de 1942, os aviões “de rodas” aterravam em Sintra, mas a verdadeira porta de entrada da capital Portuguesa era Cabo Ruivo, onde as pessoas juntavam para ver a amaragem no Tejo dos grandes “Clippers” da Pan American, que vinham da América, e de outros hidroaviões que traziam gente e correio dos quatro cantos da Europa.

 

Já em 2010 o “Aterrem em Portugal!” tinha trazido alguns filmes com imagens de Cabo Ruivo e outras do Portugal daqueles tempos, nomeadamente dos refugiados e das movimentações diplomáticas que tiveram lugar no nosso país. Tinham sido captadas em finais de 1942 e princípios de 1943.

No youtube apareceu agora um novo vídeo, com cerca e sete minutos, apenas com imagens do Aeroporto Marítimo Internacional de Cabo Ruivo.

Apesar da legenda indicar que teriam sido captadas em 1941, parece-me que esta película faz parte do mesmo lote de imagens que integram os arquivos americanos… São, no entanto, muito mais completas e no final há até uns momentos no interior do balcão da companhia de aviação americana no nosso país.

Bons voos nas asas da nossa história…
Carlos Guerreiro

2 comentários: