Pesquisar neste blogue

sábado, 3 de junho de 2017

«D-Day Festival»
Porque o Dia Mais Longo também foi morte

O número de baixas - mortos, feridos, prisioneiros e desaparecidos - durante o Dia D e nas semanas seguintes, naquilo que ficou conhecido como a Batalha da Normandia, ainda são assunto de discussão entre os especialistas.

Durante anos referiram-se cerca de dez mil baixas entre os aliados no dia 6 de Junho, dos quais cerca de 2500 eram mortos. Há alguns anos foi feito um trabalho mais apurado, unidade a unidade, que fez subir o número de óbitos entre os aliados para cerca de 4400. Entre os alemães as baixas no dia do desembarque são mais difíceis de calcular devido à confusão que se instalou nos dias seguintes, mas os números apontam para quatro a nove mil homens.

No final da Batalha da Normandia, que começou a 6 de Junho e se prolongou até meio de Julho, este número cresceu de forma substancial calculando-se o número de baixas em 120 mil para os aliados e 113 mil para os alemães.



Cemitério Alemão de La Cambe. Um dos seis cemitérios de guerra 
alemães que existem na Normandia. 
Mais de 21 mil militares estão aqui sepultados.


Sinais dos combates no interior do Castelo de Caen.

António Fragoeiro e Cláudia Ribeiro acompanham entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho o "D-Day Festival" que decorre na Normandia para lembrar os desembarques dos aliados em Junho de 1944. Sempre que possível deixam no Aterrem em Portugal! notas sobre a sua viagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário