Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Recordar a II Guerra Mundial em Aljezur e Vila do Bispo

Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve, recordam no próximo fim-de-semana momentos distintos da II Guerra Mundial quando foram testemunhas de incidentes envolvendo aviões de diferentes nações beligerantes.

No sábado o centro das actividades será Aljezur. Passam esta semana 75 anos sobre o combate entre que envolveu três bombardeiros alemães Fw-200 Condor e caças de escolta a um comboio aliado. O confronto terminou com um avião alemão em chamas e a sua tripulação morta.

Entre outras iniciativas, no dia 14, será inaugurada uma exposição fotográfica e documental sobre o incidente e o tenente-coronel Kai Samulowitz, da Luftwaffe, apresenta os resultados de uma investigação que realizou nos últimos anos sobre este incidente.

Um nova edição do livro "A Batalha de Aljezur" de José Augusto Rodrigues será também apresentada.

No domingo, logo pela manhã, há uma romagem ao cemitério de Aljezur para prestar homenagem aos aviadores mortos e depor flores nas sepulturas. Segue-se uma visita ai memorial da Parede, o local onde o aparelho se despenhou.

Às 11 horas a comitiva segue para Vila do Bispo onde também será prestada homenagem aos dois aviadores britânicos ali sepultados. Tratam-se dos sargentos da RAF, Gilbert Orton e George Gibson, tripulantes de um hidroavião Catalina que explodiu sobre a Baía do Tonel em 1943.

Fica o programa completo:



3 comentários:

  1. Não devem escrever "TrataM-se de" mas "Trata-se de".
    https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/trata-se-de/3628

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a nota. Também me debati com essa dúvida quando escrevi a frase e - mesmo depois do que enviou - não fiquei completamente convencido... Obrigado.

      Eliminar
  2. Visitei ontem. Excelente.
    Grande abraço aqui do Portisub!

    ResponderEliminar