Pesquisar neste blogue

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Uma noite em Lisboa (Livro)

Há livros assim... e escritas assim.
Passam por gerações sem perder actualidade, frescura ou importância...
Os trabalhos de Erich Maria Remarque têm essa vitalidade.
Muito conhecido pela obra “A leste nada de Novo”, que relata as experiências dos soldados alemães na guerra das trincheiras entre 1914 e 1918, este “Uma noite em Lisboa” foi o seu último trabalho publicado em vida.
Relata de forma muito clara e crua as experiências dos refugiados que durante a II Guerra mundial aportavam a Lisboa...
Ficamos a conhecer os seus medos e receios, o sofrimento, as esperanças e as desilusões. Poucos conseguem descrever estes sentimentos como Erich Maria Remarque. Nada parece inventado ou escrito em “segunda mão”. Tudo soa a verdadeiro e sentido. Muito sentido.
Ele próprio foi refugiado e sentiu na pele o que é ter medo e ser obrigado a abandonar o seu país. Quando Hitler tomou o poder, foi acusado de ser um “artista degenerado”, descendente de judeus franceses. Abandonou a Alemanha em 1933 e refugiou-se nos Estados Unidos da América...
Não tenho informações de que tenha passado por Lisboa ou, se esteve, que tenha ficado na cidade muito tempo.
A acção do livro passa-se, no entanto, numa noite lisboeta de 1942, uma altura em que a esta fervilhava com a presença de refugiados da Europa ocupada...
Todos, ou pelo menos a maioria, tinha um sonho: embarcar na direcção dos Estados Unidos, a terra prometida, onde podiam ter a certeza que Hitler não chegaria. Temos de lembrar que até 1943 existiu o receio de que os Nazis invadissem Portugal – a planeada “Operação Félix” que nunca aconteceu.
Para cumprir esse sonho fazia-se de tudo... e por isso parece estranho que um homem esteja disposto a abdicar desse sonho, pedindo apenas em troca, para ser ouvido durante uma noite.
Que terá para contar?
Porque está disposto a entregar os bilhetes para América?
Ao longo da noite, para descobrir o que move este estranho personagem,  percorremos bares e casas de má reputação de Lisboa, cheiramos o ar com um travo a alho, calcorreamos as ruas estreitas e olhamos o Tejo... a porta de saída de uma Europa que ameaçava mergulhar na escuridão.
Fica um extracto desta obra que não poderia recomendar mais. Os que gostam de ficção também já têm uma oferta de Natal. O livro foi recentemente reeditado pela “Camões&Companhia”...


 Erich Maria Remarque  viu 
os seus livros queimados pelos Nazis. 
Acusado de ser um artista 
degenerado e descendente
de Judeus, refugiou-se
nos Estados Unidos. 
Depois da Guerra estabeleceu-se
na Suíça e foi apontado
como candidato ao
Prémio Nobel da Literatura.
Quando morreu em 1970 estava casado
com a actriz Paulette Goddard.


As palavras de Remarque

“À saída deparámo-nos com uma noite gloriosa.As estrelas luziam, mas na linha do horizonte, o mar e a madrugada encontravam-se num primeiro abraço azulado. O céu parecia mais alto do que dantes, e o cheiro a flores e a maresia aumentava de intensidade. Amanhã o céu estaria limpo. De dia Lisboa tem uma qualidade ingénua e teatral que encanta e cativa, mas à noite é uma cidade de conto de fadas, descendo em terraços iluminados até ao mar, como uma senhora de vestes festivas a ir ao encontro do seu misterioso amante. Demorámo-nos durante algum tempo sem palavras.
- Não era assim que antigamente imaginávamos a vida? – acabou Schwarz por perguntar – como mil e uma luzes e caminhos com destino ao infinito...
Não respondi. Para mim, a vida era o navio que se encontrava lá em baixo, no Tejo, e não rumava ao infinito... levar-me-ia à América”

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário