Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Voo 777 contado pelas familias

A Antena 1 vai passar no próximo domingo, a partir das 12 horas, no programa "Visão Global" conduzido por Ricardo Alexandre, uma grande reportagem sobre o desaparecimento do Voo 777, em 1 de Junho de 1943. No aparelho, que levantou de Lisboa em direcção a Bristol, seguiam 13 passageiros e 4 tripulantes, mas nenhum chegou ao destino.

Poucas horas depois de terem levantado foram interceptados por caças alemães que o abateram causando a morte a todos os ocupantes.

O caso foi bastante comentado na época até porque a bordo seguia o actor Leslie Howard, que tinha estado em Portugal e Espanha realizando conferências sobre cinema, teatro e Shakespeare. Howard foi um dos protagonistas do célebre filme "E tudo o Vento Levou", desempenhando o papel de Ashley Wilkes.

Ao longo dos últimos setenta anos foram muitas as teorias que envolveram o abate do Voo 777. Churchill, na sua autobiografia, refere mesmo que o alvo seria ele e que a espionagem alemã teria confundido o empresário de Leslie Howard com a sua figura...

Nesta reportagem, realizada em Bristol, tive a oportunidade de falar com familiares de um passageiro e um tripulante, além de pessoas que conheciam o piloto.

Todos eles trazem histórias de um Portugal distante e de uma realidade há muito esquecida. Todos eles têm perspectivas diferentes sobre o que terá acontecido naquele dia.

Entrevistado foi também o advogado José António Barreiros, que há muito investiga a espionagem em território português nos anos da II Guerra Mundial.

Com ele conseguimos reconstruir uma Lisboa onde se cruzavam as mais misteriosas personagens da época e também as voltas que Leslie Howard deu pela capital portuguesa....

A sonorização é de António Henrique, a quem agradeço o empenhamento e as ideias...

Aqui ficam alguns dos protagonistas desta reportagem...

Ben Rosevink é filho de Engebertus Rosevink, o jovem holandês de 26 anos, que era navegador 
do voo 777. Há cerca de 20 anos Ben foi procurar os pilotos alemães que tinham 
abatido o aparelho onde seguia o pai.  Conseguiu encontrar três deles.


Jean Pratten e Roger Fallen, são irmãos. O piloto do voo 777, Quirinus Tepas (à direita na foto a P/B), era visita habitual em sua casa. Costumava trazer-lhes prendas de Portugal, especialmente fruta, um bem escasso numa Inglaterra em guerra.


Avô e neto têm o mesmo nome: Ivan Sharp. O primeiro foi engenheiro de minas e esteve envolvido no tráfico do volfrâmio em Portugal. O segundo dinamizou a colocação de placas nos aeroportos de Lisboa e Bristol e suspeita que parte importante da história do voo 777, onde o avô era passageiro, ainda não está contada.




Espero que gostem...

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário