Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia da memória em Aljezur

O piloto Karl-Gunther Nicolaus (foto ADPHA)

O cemitério de Aljezur, onde se encontram sepultados sete aviadores alemães que morreram durante a II Guerra Mundial, recebe este fim-de-semana a comunidade e as autoridades daquele país no âmbito das cerimónias do Dia da Memória, que os alemães realizam todos os anos, por todo o mundo, a meio de Novembro.

O Volkstrauertag, criado em 1952, pretende lembrar os soldados caídos nas várias guerras, mas também as vítimas da violência.

Em Aljezur a realização desta cerimónia já faz parte das tradições do concelho. Há muitos anos elementos da Força Aérea Alemã (então baseados em Beja) deslocavam-se neste dia ao cemitério para colocar flores.

Após a saída desta força foi a comunidade alemã da zona, em colaboração com a Embaixada, que assumiu a organização das cerimónias deste dia.

A cerimónia junto das campas terá lugar por volta das 11 horas de domingo e contará também com a presença das autoridades portuguesas.

Os sete aviadores morreram na sequência de um combate aéreo com aparelhos britânicos baseados em Gibraltar.

Integrado numa esquadrilha de quatro aviões FW200 Condor, os alemães estavam a realizar uma patrulha de combate junto da nossa costa, quando foram surpreendidos pela presença de caças bombardeiros ingleses.

Os britânicos tentaram vários ataques, mas a formação cerrada dos alemães, impediu que qualquer dos Condores sofresse estragos de maior. Um dos “caçadores” virou, no entanto, para terra e aproveitando o relevo conseguiu aproximar-se de um dos extremos do grupo alemão, que nesta altura já tinha virado para norte, depois de terem descido a costa portuguesa, pelo menos desde Sines.

Condecoração alemã dada a um morador de Aljezur (Foto ADAPHA)

Os disparos atingiram o quadrimotor do sargento-aviador Karl-Gunther Nicolaus incendiando pelo menos um dos quatro motores.

O aparelho foi visto a perder altitude e a dirigir-se para terra, mas não conseguiu realizar a aterragem de emergência e esmagou-se contra uma zona de Arriba que dá para o mar.

Uma das asas ficou suspensa no topo da ravina e o resto desfez-se numa praia algumas dezenas de metros mais abaixo.

Os sete tripulantes morreram e foram sepultados em Aljezur, numa cerimónia que contou com a presença das autoridades portuguesas e alemãs (para saber mais clique AQUI).

A Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur (ADPHA) tem estado a recolher tudo o que pode sobre este aparelho, sobre a sua história e sobre os homens que morreram.

Livro "A Batalha de Aljezur"
Existe uma pequena vitrine-museu com alguns objectos que foram recolhidos junto ao local do acidente.

Têm ainda diversa documentação relacionada com o caso e até uma das condecorações que o Governo Alemão atribuiu a alguns residentes pelos esforços realizados na tentativa de salvar os tripulantes.


Há alguns anos publicaram também um pequeno livro que conta com vários testemunhos sobre o que aconteceu na Batalha de Aljezur e que pode adquirir directamente na ADPHA por 7.50 Euros mais os portes de envio (ver AQUI).

Se for a Aljezur vale a pena dar uma volta pela sede da Associação e fazer umas perguntas (Pode encontrar a ligação para o seu site AQUI).

Estes não são, no entanto, os únicos aviadores alemães sepultados  no nosso país.

Também na Amareleja, no Alentejo, os habitantes foram supreendidos por uma forte explosão que desfez, no ar, um outro Condor em Junho de 1941 (ver AQUI).

Terá sido atingido durante o combate com um comboio marítimo aliado ao largo do Algarve. Provavelmente queria chegar a Espanha, mas a avaria acabou por ser fatal, e os seis tripulantes ficaram sepultados naquela localidade.

Bom dia da memória
Carlos Guerreiro 

1 comentário: