Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cinema para esta noite

O Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, exibe esta noite, por volta das 21 horas, o filme “Lidice”, que retrata o desaparecimento de uma aldeia – na actual República Checa - e de quase todos os seus habitantes às mãos das forças nazis durante a II Guerra Mundial.


Em Junho de 1942 era abatido, nas ruas de Praga, o protetor da Boémia e Morávia, nomeado por Hitler. Reinhard Heydrich, de 38 anos, era uma das mais temidas figuras das SS e não resistiu às infeções resultantes do ataque a tiro e à bomba levadas a cabo por um comando especial constituído por um checo e por um eslovaco, treinados em Inglaterra.

Logo depois do ataque os serviços de informações das SS viraram todas as pedras em busca de indícios que permitissem descobrir os autores do atentado. Dias depois o comando seria cercado e aniquilado num igreja, depois dos seus elementos terem sido traídos.

Entre o momento do ataque e a morte dos seus autores desapareceu a aldeia de Lidice, destruída pelas forças nazis, por suspeita de ligação ao atentado. A aldeia, que nada tinha a ver com o que aconteceu, transformou-se num alvo devido a uma carta enviada por um homem à sua amante…

É essa história que este filme conta…

Uma boa fita.

Carlos Guerreiro

 <------------------------------------->

Para saber mais sobre esta operação
e as suas consequências deixo a sugestão do livro  
"HHhH, Operação Antropóide", de Laurent Binet,
que pode encontrar AQUI.



Sem comentários:

Enviar um comentário