Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O Postalinho...
Hitler, a sua melhor estaca


Postal de propaganda inglês possivelmente de 1941 ou 1942.

O cartoon tem um duplo sentido. Por um lado mostra a Itália como um apoio de Hitler, um aliado, mas por outro o país é representado como um membro artificial aliança, um membro rígido, pouco versátil, na verdade um empecilho. A legenda, por seu lado, não deixa dúvidas sobre a intenção do autor pois uma estaca é uma peça que, normalmente, serve para prender alguma coisa ou alguém.

Os italianos foram sempre olhados como os parentes "pobres" do eixo. A incompetência de alguns dos seus generais, a má qualidade dos equipamentos e as derrotas dos seus exércitos frente aos ingleses, obrigaram os alemães a empenhar recursos para os salvar em diversos teatros de operações.

Na Grécia, na Jugoslávia ou no Norte de África apenas a rápida intervenção dos alemães impediu a derrota das aspirações de Mussolini, que passou a depender cada vez mais das vontades de Hitler. O Fuhrer, por seu lado, teria agradecido não ser envolvido em algumas destas aventuras, para onde foi obrigado a desviar recursos que precisava urgentemente para garantir o sucesso da invasão da União Soviética.

A Itália era tanto um aliado como um estorvo...

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário