Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de julho de 2016

O Postalinho...
RAF contra a Luftwaffe



Postal de propaganda britânico que exalta a vitória aérea na Batalha de Inglaterra e aproveita para realçar a dimensão das capacidades da sua força aérea (RAF ou em português Real Força Aérea RFA) e a presença desta no mundo, nomeadamente, através da Commonwealth.

O Canadá, por exemplo, recebeu desde cedo os campos de treinos das tripulações aéreas das forças áreas que depois eram enviadas para o Reino Unido e para outros teatros de operações. Doutros pontos do mundo chegava uma imensidão de recursos que os alemães não tinham, e isso acontecia muito antes dos EUA entrarem no conflito.

Este postal integra uma longa lista de produtos propagandísticos – produzidos tanto pelos aliados como pelo eixo - onde eram estabelecidas comparações de diversos tipos.

Neste caso os britânicos tentam contrariar os alemães, que já antes da guerra davam grande destaque aos feitos do nazismo, mostrando as vantagens RAF. No fundo do postal Hitler e Goebbels – chefe do Ministério da Propaganda do Reich – discutem a forma de contrariar os “factos” apresentados pelos ingleses…

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário