Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Fitas para um ano…

São três filmes baseados em histórias reais da II Guerra Mundial. Até ao final do ano esperam-se as estreias de dois deles e para meio de 2017 está marcado outro lançamento que promete dar que falar.

"Hacksaw Ridge", realizado por Mel Gibson, deve estrear em Novembro.
Na próxima semana é lançado no Reino Unido o filme "Anthropoid". Trata-se do nome de um operação de comandos checoslovacos que em fins de maio de 1942 abateram Reinhard Heydrich, oficial SS e Governador da Boémia e Morávia (actuais repúblicas Checa e Eslovaca).

Apontado como um dos principais arquitectos da solução final, Heydrich foi uma das personagens mais sombrias do regime nazi. Após a sua chegada à Checoslováquia fez tudo para destruir a cultura do país e fomentou as acções das Einzatstruppen (esquadrões de assassínio) no ataque à resistência local.


O ataque conduzido por dois comandos, treinados em Inglaterra e lançados de para-quedas, aconteceu após meses de preparação, mas nem tudo correu bem. Uma das armas encravou e Heydrich ficou apenas ferido. Foi a infecção, desencadeada pelos ferimentos, que o matou dias mais tarde.

É a preparação da operação e a perseguição que se seguiu que são retratadas neste filme que já conheceu estreias em alguns países - incluindo os EUA – e onde as críticas têm sido contraditórias. Vamos ver se chega cá...

Para Novembro anuncia-se o lançamento de "Hacksaw Ridge", realizado por Mel Gibson, que recupera a fabulosa história de Desmond Doss, o primeiro americano a receber a Medalha de Honra, apesar de se recusar a pegar em armas ou matar inimigos.

Objector de consciência alistou-se de forma voluntário nas forças armadas americanas onde integrou o corpo médico. Apesar da desconfiança dos camaradas entrou na linha da frente do Pacífico nos princípios de 1945 salvando, sozinho, dezenas de soldados americanos – há quem afirme que foram mais de cem. Doss seria ferido mais tarde nas pernas e num braço, mas mesmo assim continuou a olhar pelos outros até sair pelo próprio pé do campo de batalha.


Para além da história o filme também é esperado com expectativa pois trata-se do regresso de Mel Gibson ao mundo do cinema depois de um período muito complicado da sua vida.

Desconheço, por agora, a data de estreia em Portugal. Fica o “trailer” e também um entrevista a Doss - falecido em 2006 - onde conta a sua versão dos acontecimentos.


Para o fim fica o primeiro “trailer” do mais recente projecto do realizador Christopher Nolan e que só estreia em Junho do próximo ano. “Dunquerque” conta a história da retirada das forças britânicas de França após o ataque esmagador das forças alemãs em 1940.


Bons Filmes…

CarlosGuerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário