Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Filme: "Debaixo do Céu"

É um filme que nos incomoda, porque nos envolve e não digo isto no mau sentido, antes pelos contrário. A forma como as histórias e as imagens interagem deixa-nos primeiro surpresos e depois faz-nos emergir na película. A história que estamos a acompanhar poderia ser a nossa ou a de alguém que conhecemos muito bem.


Antes de continuar esclareço que sou parte interessada neste filme. Há alguns anos colaborei com o realizador e a produção de "Debaixo do Céu" na procura de "protagonistas" para a película. Fui um das pessoas envolvidas na busca de refugiados judeus que passaram por Portugal durante o período da II Guerra Mundial, cujas experiências são o foco deste filme.

Dito isto, não tenho qualquer problema em dizer que muitas vezes colaboramos em projectos interessantes e dos quais gostamos, enquanto noutras - e isso acontece mais raramente - sentimos que estivemos envolvidos em qualquer coisa que não só foi bom, como valeu a pena. Para mim foi este o caso...

O realizador Nicholas Oulman pegou num interessante conjunto de depoimentos e misturou-os com imagens da II Guerra Mundial. Apenas ouvimos as histórias que se encadeiam, sem nunca ver o rostos de quem fala... Aos poucos somos também a história.

O documentário é poderoso e tem muito bom gosto. Também surpreende o que nos dias que correm é cada vez mais raro...

Este domingo no Indy Lisboa, no Cinema de São Jorge, por volta das 15 horas poderá assistir ao filme, numa sessão que conta também com a presença do realizador...

Até lá...

Sem comentários:

Enviar um comentário