Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Repatriamento de americanos através de Lisboa


Uma das muitas fotografias tiradas em Lisboa nos anos de 1940 e 1941 mostrando refugiados que procuravam escapar de Hitler. Neste caso a imagem não mostra judeus, minorias étnicas ou opositores do regime nazi, mas sim americanos que residiam em França e que optaram por procurar refúgio no seu país.

Calcula-se que só nos arredores de Paris viviam em 1939 cerca de 30 mil americanos, muitos deles tinham feito parte dos contingentes da I Guerra Mundial ou chegado no princípio dos anos 20 quando o dólar valia muito mais que o franco e a capital francesa – a cidade luz – era uma importante atracção para escritores, pintores e outros artistas. Após a invasão alemã muitos procuraram regressar aos EUA com as famílias.

Esta fotografia foi tirada em maio de 1941 em Lisboa e enviado para a imprensa internacional com a seguinte legenda:

"Parte dos cerca de mil cidadãos americanos que estão a ser repatriados de França, pela Cruz Vermelha, acenam felizes do balcão do seu hotel perto de Lisboa, onde esperam pelo regresso aos EUA num navio da American Export Line. Muitos pertencem a familiares de soldados da I Guerra Mundial que ficaram em França."

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário