Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

«Ministério das Propagandas» A VOZ... DA BBC

A BBC é uma das marcas mais respeitadas do mundo no panorama duro panorama dos meios de comunicação social. Mesmo hoje – e apesar dos cortes que anunciam milhares de despedimentos nos próximos anos – a marca BBC continua a ser olhada como um serviço público de referência, especialmente pela qualidade que imprime tantos aos programas de entretenimento como de informação.

A Bristish Broadcasting Corporation – enquanto emissora de rádio - já granjeara o respeito dos britânicos logo no seu nascimento e durante os anos 20 e 30. A sua expansão mundial dá-se durante o período da II Guerra Mundial. A necessidade de ter um instrumento capaz de levar “A voz de Londres”aos quatro cantos do mundo levou o governo britânico a expandir o seu serviço, investindo na internacionalização das emissões.

O serviço em português foi inaugurado pouco antes de rebentar a guerra e rapidamente Fernando Pessa transformou-se num dos seus ex-libris. Para divulgar as emissões internacionais realizou-se também um grande investimento que em Portugal passou pela publicação de vários panfletos – em português - e pela contínua inclusão de anúncios nos principais jornais e revistas nacionais.


As capas de dois panfletos de divulgação da BBC. A “Voz de Londres”, aparenta ser o mais antigo, datando de 1940. A foto é do edifício sede da emissora. “A Voz de Londres na Guerra”, não tem data, mas indicia ser posterior pois refere os bombardeamentos da capital britânica. 
(Colecção do autor)


O facto de ter persistido a suspeita – até 1942 - de que Portugal poderia invadido a qualquer momento pelos alemães parece ter levado os britânicos a intensificar a divulgação das emissões de rádio. Uma forma de deixar para trás um mensageiro escondido nas ondas artesianas…



“A Voz de Londres”


Na “Voz de Londres” pode ler-se o discurso do Embaixador Português em Londres, Armindo Monteiro, na inauguração do serviço.
(Colecção do autor) 





Visitas portuguesas à BBC…
(Colecção do autor) 


“A voz de Londres na Guerra”

N’ “A voz de Londres na Guerra” as fotos assumem maior interesse mostrando vários aspectos da redacção portuguesa.

A começar pelo Fernando Pessa…





Panfleto Multilingue



Em Portugal foi também distribuído este panfleto em dez línguas onde a BBC garantia as últimas notícias verídicas e autênticas…
(Colecção do autor) 


Na imprensa



Alguns anúncios da BBC publicados em jornais portugueses.
(Fonte "Diário de Lisboa") 




Um bom ano novo


Postal de ano novo – sem data. Nas traseiras podiam ler-se as horas dos noticiários e das actualidades e as respectivas frequências.
(Colecção do autor) 


Para ler mais sobre as transmissões de rádio estrangeiras em Portugal clique AQUI.


Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário