Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 16 de março de 2012

Filmes de fim-de-semana no Estoril

Para este fim-de-semana, que não se anuncia muito solarengo, ficam como sugestão dois filmes que passam pelo Estoril, inseridos num ciclo que se estende até Abril. A notícia é da página on-line do "desporto da Linha"...

Heróis da Segunda Guerra Mundial em destaque no Estoril 

A 2ª edição do Ciclo de Cinema Imagem e Memória, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, prossegue este fim de semana no Espaço Memória dos Exílios.

Os filmes exibidos realçam as histórias verídicas de dois heróis da Segunda Guerra Mundial, que se destacaram por terem salvado milhares de judeus do Holocausto.

No final de cada exibição há lugar a uma sessão de cometários protagonizada, respetivamente nesta semana por José Carlos Vasconcelhos, diretor do Jornal de Letras e Fernanda Rollo, historiadora. Na sexta-feira, 16 de março, às 21h00, é projetado o filme “O Outro Lado do Holocausto” (“Varian’s War”), de Lionel Chetwynd, que no final será comentado pelo jornalista José Carlos Vasconcelos, diretor do jornal de Letras.

Neste filme, o ator William Hurt veste o papel de Varian Fry, um jornalista americano que, em novembro de 1938, assistiu em Berlim aos primeiros sinais de uma tragédia que previu vir a ser de “proporções inimagináveis”.

Em 1940, Fry chegou a França com uma lista de cerca de 200 nomes e uma elaborada rede de fuga, sendo rapidamente contactado por milhares de outros refugiados que ansiavam em escapar à Gestapo. No ano que se seguiu, Fry conquistou a liberdade para milhares de homens e mulheres que enfrentavam a morte certa.

Com o passar dos anos, Fry foi esquecido; contudo entre os nomes que ajudou a salvar contam-se consagrados artistas e intelectuais como Marc Chagall, André Breton, Max Ernst, Jacques Lipchitz, Heinrich Mann e Hannah Arendt. sábado, 17 de março, é exibido às 16h00, o filme “A História de Irena Sendler” (“The Courageous Heart of Irena Sendler”).

Protagonizado por Anna Paquin, o filme baseia-se na vida de Irena Sendler, assistente social polaca que salvou mais de 2500 crianças judias no Gueto de Varsóvia, durante a ocupação alemã da Polónia. Com grande risco pessoal, Irena arquitetou esquemas extraordinários para passar as crianças pelos guardas nazis.

Muitas vezes comparada a uma “versão feminina” de Oskar Schindler Irena Sendler não só salvou milhares de vidas, como incontáveis gerações dos seus descendentes. Esta sessão contará com comentários da historiadora Fernanda Rollo.

O Ciclo de Cinema Imagem e Memória tem entrada livre e decorre até 28 de abril no Espaço Memória dos Exílios.

As próximas sessões incluem a exibição dos filmes “Flame & Citron - Os Resistentes” e “O Exército do Crime”. O Espaço Memória dos Exílios fica no 1.º piso do edifício da Estação dos CTT no Estoril, Av. Marginal, 7152-A, Estoril.


Bom fim-de-semana e melhores filmes
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário