Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de março de 2012

Mergulhar na História do Dago

A história do afundamento do SS Dago, um navio britânico bombardeado por um avião alemão em 1942, perto de Peniche, vai ser contada e mostrada no próximo dia 23 de Março, na sede do Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS), em Lisboa.


Uma fotografia do SS Dago que hoje se encontra a cerca de 50 metros de profundidade na zona da Berlengas.
(Foto publicada em http://pinturasempeniche.blogspot.com)

Os mergulhadores Paulo Costa e Jorge Russo vão conduzir esta viagem pela história e pelos destroços do Dago afundado no dia 15 de Março de 1942, quando navegava entre Lisboa e Leixões.

Durante a viagem foi atacado por um bombardeiro alemão Fw-200 Condor, muito habitual na nossa costa até 1943. Apesar da tripulação ter ripostado com diverso armamento que tinha a bordo, e após várias passagens o aparelho largou três bombas que atingiram o alvo.

O navio afundou-se em poucos minutos. Apesar de tudo os 37 tripulantes tiveram sorte e apenas quatro sofreram ferimentos ligeiros, tendo sido transportados para terra pelos salva-vidas motorizado de Peniche.

O Dago seria referido continuamente durante as décadas seguintes, mas só em 2007 foi possível confirmar quais os destroços pertenciam ao Dago e quais pertenciam a outro naufrágio.

Poderá ver e ouvir mais pormenores sobre esta história do Dago, um navio cargueiro que participou nas duas guerras, no dia 23, às 21 horas, na sede da CPAS, Rua Alto do Duque, nº 45.


Um filme com imagens dos destroços do Dago. 
(vídeo colocado no youtube por XpertDiver em 2008)

Um bom mergulho na história…
Carlos Guerreiro

<---------------------------------------->

Para ler outras histórias de NAUFRÁGIOS clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário