Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 22 de março de 2012

"Volfrâmio Nazi" candidato a prémio


Uma reportagem da SIC sobre a extracção de volfrâmio (tungsténio) em Rio de Frades, para os alemães e para ao ingleses, está nomeado para o prémio internacional da Federação Comercial de Filmotecas (Federation of Comercial Audio-Visual Libraries - FOCAL).


Este prémio - um dos principais desta área - distingue a boa utilização de imagens de arquivo. A reportagem concorre com nove trabalhos oriundos dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Bulgária e Irlanda.
 
A reportagem chamada "Volfrâmio Nazi", é da jornalista Amélia Moura Ramos, a imagem é de Rafael Homem e a edição de João Nunes...

O vencedor do prémio será anunciado no dia 2 de Maio. Até lá, fica o trabalho que a SIC passou no dia 12 de Outubro de 2012



Sinopse da reportagem publicada pala SIC. 

Em 1942, António Pinho Freitas era comandante na Guarda Nacional Republicana em Aveiro. Uma vez por mês deslocava-se a cavalo a Rio de Frades, um lugar perdido na Serra da Freita, em Arouca. Ia lá para garantir que nenhum homem do destacamento da GNR de Rio de Frades desertasse para entrar na corrida ao volfrâmio e fazer dinheiro rápido.

Em Arouca, nas explorações de volfrâmio, eram os ingleses e os alemães que retiravam das serras o minério com que endureciam armamento.

Separadas por cinco quilómetros, as minas de Rio de Frades, pertencentes aos alemães, e de Regoufe, dos ingleses, foram simbólicas não pela grandeza das explorações mas porque durante cinco anos os beligerantes conviveram em paz, num lugar esquecido de Portugal, para conseguirem fazer a guerra por essa Europa fora.

Curioso, ciente da importância desse momento, o comandante da GNR deixou em herança um documento único desses dias: um filme de pouco mais de 14 minutos que rodou na mina dos alemães, com milhares de portugueses a trabalhar para o esforço de guerra nazi. É esse filme que transporta esta edição do Perdidos e Achados ao ano de 1942.

Boa sorte,
Carlos Guerreiro

5 comentários:

  1. Olá,
    Posso dizer que conheço muito bem estas minas, até á pouco tempo um familiar (que laborou nas ditas)contava-me as histórias que por ai passou e que por ai se passou!

    Esta série relata essas zonas de Arouca: http://www.youtube.com/watch?v=SdTxlLXie4I&feature=related

    Parabéns ao Blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem ser muito interessantes e enriquecedoras essas histórias e ainda por cima contadas por quem as viveu.

      Existe um site sobre Rio de Frades (https://sites.google.com/site/riodefradesaldeia), se fosse possivel enviar algumas dessas histórias para serem publicadas. No site existe uma mail de contacto.

      Eliminar
  2. Boas,

    Pelo que relata desse familiar ele já não se encontra entre nós para continuar a contar essas histórias... O que é uma pena, em todos os sentidos.

    Estou a tentar reunir algumas histórias sobre a exploração do Volfrâmio para desenvolver no blogue nos próximos meses.

    Obrigado pela força.

    Um abraço
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Gostei muito de saber essas coisas todas. Devo dizer que tudo o que se relaciona com a 2º Guerra Mundial me fascina. Ao saber deste episódio fiquei com muita vontade de saber mais, inclusivamente todos os promenores. Isto tudo é fascinante. Eu também queria reunir toda a informação possivel (o quotidiano das pessoas da época, a vestimenta,etc) para poder criar uma manga (BD no estilo japones)com base histórica. Seria interesante ver isso a acontecer porque não deve haver nada do género. Se alguém me poder dar alguma mãozinha por mais pequena que seja, ficaria muito grata, iria ajudar muito no meu trabalho

    ResponderEliminar
  4. Olá Sara,

    existe algum material sobre Portugal durante esse período. Nas hemerotecas e noutros arquivos podem encontrar-se fotos e notícias do período que podem ajudar muito a compreender o que se passava durante aquele período.

    Também existem alguns filmes com imagens muito interessantes como por exemplo o "Fantasia Lusitana!.

    Aqui pelo Blogue existem filmes e livros onde também existe muito material que pode ter interesse. Na coluna do lado direito existe uma listagem de ETIQUETAS. Se clicar sobre elas pode encontrar alguma da informação que procura...

    Cumprimentos
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar