Pesquisar neste blogue

sábado, 1 de setembro de 2012

Ministério das propagandas
PACTO MOLOTOV / RIBENTROP EM POSTAIS


“- A escória da Humanidade, creio eu?” – Cumprimenta Hitler.

“- O sangrento assassino do proletariado, não é verdade? “ – responde Estaline…

A imagem representa um hipotético “Rendez-Vouz” entre os dois ditadores sobre uma Polónia arrasada.

Ambos mantêm uma pose cortês, mas as palavras não escondem o que terá passado pela cabeça dos dois líderes em 1939 quando dividiram, entre si, a Polónia.

A versão original deste cartoon de David Low foi publicado no jornal "Evening Standard", de 20 de Setembro de 1939, pouco depois da junção das tropas alemãs e russas na Polónia.

Para além de uma conquista territorial, os russos ficaram com um tampão que impedia o fascismo de se encostar às sua fronteiras e para os alemães um adiar do que anos antes Hitler tinha pronunciado no seu Mein Kampf – o aniquilar do Bolchevismo e a expansão para do espaço vital da Alemanha para Leste.

As tropas do 3º Reich já tinham ocupado e anexado a Áustria e a Checoslováquia, mas é a invasão da Polónia, no dia de 1 de Setembro de 1939, que lança verdadeiramente a Europa na Guerra Mundial.

Britânicos e Franceses tinham garantido aos polacos que defenderiam o país em caso de agressão. Hitler não acreditou numa reacção das outras potências europeias e avançou… e no dia 3 de Setembro eram oficialmente entregues as declarações de guerra britânica e francesa.


Mais duas criações de David Low que tiveram as suas versões originais publicadas no "Evening Standard". 

O de cima foi impresso a 2 de Outubro de 1939 e o de baixo em 25 de Janeiro de 1940. Ambos escarnecem das expectativas alemãs em relação ao fornecimento de meios e matérias primas da Rússia de que a economia germânica tinha necessidade imperiosa. 

Parte traseira desta série de postais (em baixo) com um erro de impressão. Surge "Postale" em vez de "Postal".



Se a invasão alemã foi uma surpresa parcial a divisão do país com a Rússia foi um choque.

O acordo Molotov/Ribentrop assinado meses antes, em Agosto, tinha sido anunciado como um acordo de comercial e de defesa mútuo mas encerrava também um cláusula secreta que iria permitir a divisão da Polónia.

A assinatura de um acordo entre dois regimes antagónicos em todos os sentidos tinha surpreendido o mundo. No final a Alemanha sedenta de matérias primas passava a ter um fornecedor de tudo o que precisava e a Rússia beneficiava de grandes conquistas territoriais.

Para além da Polónia, que invadiu a 17 de Setembro de 1939, os russos anexaram nos meses seguintes a Letónia, a Lituânia, a Bessarabia (hoje parte da Moldávia), a Bokovina (hoje parte da Ucrânia) e também uma parte da Finlândia. Tudo sob o olhar benevolente de Hitler.

Obviamente fascismo e comunismo são mais que apenas regimes políticos distintos. Eles são antagónicos.

Logo depois da invasão a máquina de propaganda inglesa não perde tempo e trata de caricaturar os acontecimentos e escarnecer dos protagonistas.

A utilização de postais com caricaturas – muitos com origem em jornais britânicos e reproduzidas como veículo de propaganda pelo governo – vai ser uma constante ao longo de todo o conflito.

Um postal era um objecto de fácil transporte e produção.

Vão ser utilizados tanto pelos aliados como pelo eixo com caricaturas, desenhos ou fotografias. Mostram aviões, tanques , diversos tipos de armas e engrandecem ou diminuem personalidades.

Estes três postais britânicos são alusivos ao acordo russo-alemão e ao momento em que Polónia é dividida.

As imagens são todas do mesmo autor, David Low (1891-1963), e fazem parte de uma série mais vasta onde se escarnece não só do acordo Russo-Germânico mas também de outros anúncios e atitudes alemãs.

No conjunto aqui apresentado, para além do hipotético rendez-vouz entre os dois ditadores, brinca-se também com a dependência alemã das matérias primas e da economia russa.

Carlos Guerreiro 

1 comentário:

  1. Excelente post para o 01/09, espero que tenha msido boas férias e que retome o blog em força.

    ResponderEliminar