Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 22 de março de 2013

Memorial aos Marinheiros portugueses

Está já a decorrer a recolha de fundos para construir o monumento que vai recordar os marinheiros portugueses que salvaram centenas de vidas durante a II Guerra Mundial.

O assunto já tinha já tinha sido referido aqui no “Aterrem em Portugal” (ver AQUI), mas nos últimos dias o promotor da iniciativa, Michael Pease, avançou com o site e começou a fazer contactos com diversas entidades tendo em vista a construção do memorial.

O Site está em Português e Inglês e pode ser consultado AQUI.

Entre embarcações de pesca, da marinha mercante e da marinha de guerra portugueses foram salvas para cima de 1700 pessoas nos oceanos Atlântico e Indico.

A ideia começou a ganhar forma quando Pease conheceu a história do avião americano B-24 que se afundou perto de Faro, em Novembro de 1943, e onde seis dos seus onze tripulantes foram salvos por três pescadores daquela cidade (ver AQUI).

A ideia cresceu quando percebeu que o número de salvamentos era muito superior e incluía pessoas de diversas nacionalidades. Desde o princípio desta semana, que é possível obter mais informações através de um site onde se pode também acompanhar a progressão dos donativos.

Michael, que já pediu orçamentos a vários escultores, diz que serão necessários cerca de 60 mil Euros para concretizar o memorial, que será instalado numa zona central da capital algarvia.

Carlos Guerreiro


<---------------------------------------->

Para ler mais histórias sobre:
                                     Aviação clique AQUI.
                                     Náufragos clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário