Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de maio de 2017

O Postalinho...
Churchill não pode ser bem sucedido na Síria


Postal de propaganda britânico de 1941 lançado possivelmente no segundo semestre de 1941 logo após a ocupação do Iraque e da Síria, entre Maio e Julho de 1941, com o objectivo de manter afastados do Egipto os aviões alemães.

Em Abril de 1941 registou-se uma mudança de poder no Iraque após um golpe de estado conduzido por um grupo nacionalista liderado por Rashid Ali que solicitou o apoio da Alemanha. Também se somavam a esta ameaça às fronteiras do Egipto as facilidades de aterragem concedidas pelos franceses de Vichy aos alemães na Síria e no Líbano.

Entre 2 e 31 de Maio os britânicos invadiram o Iraque e depuseram os nacionalistas, colocando no poder um governo fantoche. A presença constante de aviões alemães nos aeródromos sírios e o reforço das forças francesas no local preocuparam os ingleses que já estavam envolvidos em combates com as forças do Eixo no deserto ocidental. Para evitar que a ameaça crescesse invadiram o país e também o Líbano em Junho/ Julho durante Operação “Exporter”, derrotando as forças francesas e Vichy que defendiam aqueles territórios.

Não se tratou de uma vitória sobre os alemães, mas como se tratava de um país sobre protectorado de Vichy a vitória foi razão de festejos, numa altura em que não existiam muitas razões para festejos do lado da Commonwealth.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário