Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Saídas em Outubro
Um livro, um avião e algumas fitas

A meio deste mês o DocLisboa vai exibir o filme “German Concentrations Camps: A Factual Survey”, o documentário que reúne as imagens recolhidas por diversas equipas de filmagens aliadas em vários campos de concentração alemães no final da II Guerra Mundial.

O documentário, que nunca foi exibido na totalidade, contou com o aconselhamento técnico de Alfred Hitchcock. Os ingleses pretendiam fazer uma fita que pudesse ser passada junto da população e dos soldados alemães aprisionados. O objectivo era mostrar os crimes do nazismo e contribuir para a desnazificação dos alemães.


Em finais de 1945, por razões políticas, as prioridades mudaram e a fita, incompleta, foi armazenada, até ao ano passado. O Imperial War Museum, de Londres, recuperou, restaurou as películas e completou o filme com material em bruto que se encontrava disperso. Apontamentos da época ajudaram a reconstruir o documentário.

O DocLisboa apresenta o filme durante duas sessões, nos dias 22 e 23 Outubro, respectivamente, na Culturgeste (22.00 h) e no Cinema Ideal (19.45 h).

Para além deste há mais dois filmes relacionadas com a II Guerra Mundial e os campos de concentração que vão passar no DocLisboa. “Night Will Fall” de André Singer e “Falkenau, Vision de l’impossible” de Emil Weiss, também estão agendados para o programa do maior festival de documentários do país. Os filmes passam nos dias 17, 24 e 25 de Outubro. Para mais detalhes pode consultar a nossa Agenda


A Campanha do Ananás


Já este fim de semana, no Espaço Memória dos Exílios, será apresentado o livro “A Campanha do Ananás” de José Alfredo Ferreira Almeida, uma obra fundamental para conhecer melhor o impacto e as histórias que tiveram lugar nos Açores durante a II Guerra Mundial.

O arquipélago recebeu milhares de homens vindos do continente e estava a ser preparado como uma base recuada de resistência, caso se registasse uma invasão alemã do país.

Algumas das histórias já foram tema de conversa com o autor aqui no “Aterrem em Portugal!”. O livro conta com a apresentação do historiador António José Telo e terá lugar no Estoril às 15.30 horas de sábado.


Dakota Talks



Outubro vai também conhecer mais um Dakota Talks, no Museu do Ar.

Desta vez o tema é o aeromodelismo à escala do DC- 3. Estão presentes alguns modelos de grande dimensão e também um modelista, que irá falar sobre o processo de construção do seu modelo do DC3.

Mais uma boa conversa à volta do Dakota que continua a ser restaurado.

A conversa terá lugar no dia 11 de Outubro, às 15 horas.

Uma conversa e um restauro que vale a pena seguir…

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário