Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Postalinho...
Hallô, Eu trago as encomendas!


Postal de propaganda alemão, possivelmente de 1942, com referência aos chamados comboios do árctico, que transportavam material de guerra e outros abastecimentos para a Rússia desde o Reino Unido, Islândia e Estados Unidos da América.

Após a invasão da União Soviética pelos Nazis, os britânicos estabeleceram um sistema de comboios que canalizavam todo o tipo de material de guerra para os soviéticos. Parte importante dos abastecimentos que eram recebidos dos EUA, através do programa de lease-lend, também seguiu esse caminho.

O primeiro comboio foi formado em Agosto de 1941 e durante os anos seguintes quase oitenta comboios, com centenas de navios, asseguraram o transporte de milhares de toneladas de material até aos portos de Murmansk e Arcangel.

Estes comboios passavam perigosamente perto da Noruega e outros territórios ocupados pelos alemães e foram alvo de intensos ataques por parte da aviação e marinha alemãs.

Apesar do postal dar a entender que os comboios eram demorados e que não tinham possibilidade de inverter a situação, a verdade é que estes operações representaram um sucesso importante para os aliados. Alguns comboios sofreram pesadas perdas e, durante alguns períodos, foi necessário interromper os transportes, mas de um modo geral os resultados foram positivos.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário