Pesquisar neste blogue

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Lisboa na guerra das artes

Durante a Segunda Guerra Mundial centenas de obras de artes passaram por Lisboa nas mãos de refugiados ou negociantes de todos os tipos, entre eles vários suspeitos de ter perigosas ligações aos nazis.


Pelo porto da Lisboa passou um lote  de quinhentos quadros que foi apreendido pelos britânicos. Por lá passou também um Van Gogh que foi comprado por um actor de Hollywood e vale hoje vinte milhões de Euros.

Vários galeristas e negociantes de Lisboa estiveram também sob suspeita de vender obras de arte de origem duvidosa…

Na semana em que se anuncia a estreia do filme “The Monuments Men – Caçadores de Tesouro”, de George Clooney, o “Aterrem em Portugal!” foi descobrir histórias do mundo da arte em Lisboa durante a Segunda Guerra Mundial.

Da análise de documentação americana e britânica foi possível encontrar algumas histórias que vão ser contadas ao longo de quatro artigos. O primeiro já amanhã, quarta feira. O próximo na sexta e os restantes na quarta e sexta-feira da próxima semana.

Confesso que algumas destas histórias me surpreenderam, mas não prometo revelações bombásticas, apenas alguns momentos interessantes.

Até amanhã… numa Lisboa mergulhada na guerra das artes.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário