Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Monumento para lembrar salvamentos portugueses em conferência on-line

O projecto de monumento para lembrar as acções dos portugueses que, durante a II Guerra Mundial, salvaram milhares de vidas, é o tema central de uma conferência on-line (um “webinar”), promovida pela Portuguese American Leadership Council of the United States (PALCUS) – uma entidade que reúne luso-americanos - e vai ter como orador o promotor da ideia, o britânico Michael Pease.


Para seguir esta conferência é necessário inscrever-se num site, o ”Palcus Webinar” que depois enviará a informação necessária para que todos os interessados tenham acesso às imagens.

Para obter mais informações pode-se também recorrer à página de facebook que está a promover a iniciativa. Com este sistema qualquer pessoa, desde que tenha assegurada uma ligação à internet, pode acompanhar a apresentação em tempo real.

Para os portugueses o único problema vai ser o horário. Michael Pease vai fazer hoje a sua apresentação entre as 8 e as 9 da manhã no fuso horário do Pacífico ou PST, o que para nós – que nos movimentamos em horário GMT – quer dizer que a conferência decorrerá entre as 16 e as 15 horas de quinta-feira.

Michael Pease vive há vários anos no Algarve e abraçou a ideia de colocar em Faro um monumento para recordar a acção dos pescadores e marinheiros portugueses que durante a 2ª Guerra Mundial salvaram milhares de náufragos do mar. A ideia surgiu depois de tomar conhecimento da história de três pescadores de Faro que conseguiram resgatar seis americanos quando o seu bombardeiro se despenhou ao largo da cidade em 1943.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário